Africa Basquetebol

31 outubro 2008

ANGOLA : Candidatos podem depositar listas para as eleições no basquetebol

ANAXIMANDRO MAGALHÃES|

As candidaturas à presidência da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) começam a ser entregues oficialmente hoje até à próxima terça-feira, segundo informou ontem, em conferência de imprensa, o presidente da Comissão Eleitoral, José Jaime de Castro Guimarães.
Segundo Jaime Guimarães, 13 associações provinciais constituem a população votante. Deste número, apenas exercerão o direito de voto aquelas que reunirem o mínimo de três clubes a praticar a modalidade e cuja actividade seja previamente comprovada em documento enviado para a FAB, pelos directores do Ministério da Juventude e Desportos nas respectivas províncias.
Neste momento, têm direito a voto as associações provinciais de Luanda, Benguela, Cabinda, Huíla, Huambo, Benguela, Lunda Norte, Lunda Sul, Móxico, Bié, Namibe, Uíje e Kuando - Kubango.
Dentro do cronograma de actividades da Comissão Eleitoral, o dia 8 de Novembro está reservado à abertura das listas de candidaturas, estando o anúncio das mesmas agendado para o dia 12, a campanha eleitoral de 13 de Novembro a 3 de Dezembro, ao passo que o acto eleitoral acontece no dia 6 e a divulgação dos resultados a 12.
Ainda ontem, no encontro mantido entre a FAB e os representantes dos clubes que irão disputar a 31ª edição do Campeonato Nacional Seniores Masculinos, foi tornado público que doravante a equipa vencedora da primeira fase será premiada com dez mil dólares, quando para o vencedor da prova a federação prevê atribuir 20 mil.
A federação decidiu ainda reintegrar a equipa do Futebol Clube Vila Clotilde, que havia desistido da disputa do nacional por dificuldades financeiras, que segundo o director de Organização de Competições da FAB, Nuno Teixeira, estão ultrapassadas.
Este ano o campeonato da bola ao cesto será disputado em duas fases: regular e final. Na primeira, as equipas jogarão no sistema de todos contra todos, a duas voltas, enquanto a derradeira será dividida em duas, designadamente a de grupos e a final.
Os vencedores da primeira fase passam a entrar para a etapa final da competição com um ponto de vantagem em relação às demais equipas.

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home