Africa Basquetebol

26 setembro 2008

ANGOLA : Final do torneio Sprite Streetball disputa-se em Outubro

A fase final do torneio de basquetebol de rua, denominado Sprite Streetball, disputa-se nos dias 11 e 12 de Outubro
próximo, no pavilhão da Cidadela, em Luanda, com a participação de oito equipas campeãs municipais da capital do país.

O facto foi anunciado hoje em conferência de imprensa na Federação Angolana de Basquetebol (FAB), onde, além dos aspectos técnicos, os organizadores abordaram as possibilidades da massificação para outras províncias, dando à prova carácter nacional.
“Estamos bastante satisfeitos com a disputa desta prova regulada pela FIBA e que no nosso país movimenta mais de 400 atletas, muito bem apoiados pela empresa Coca-cola, uma importante parceira na divulgação e massificação da modalidade no seio da juventude e das comunidades”, disse o secretário-geral da FAB, Tony Sofrimento.
Para o dirigente federativo, que no acto foi ladeado pelo director-técnico, Nuno Teixeira, e o representante da empresa patrocinadora do torneio, Serge Mankwe, estudos estão a ser feitos para que se equacionem as hipóteses da institucionalização do evento.
“Por intermédio da FIBA, o três contra três está a evoluir para disputa a nível de países, continente e mundial. Angola, como terra do basquetebol africano, não pode ficar indiferente a este movimento. Por isso, vamos aproveitar a boa vontade e a contribuição da Coca-Cola”, frisou.
Por sua vez, Serge Mankwe referiu que o torneio visa, entre outros objectivos, tornar real o sonho de muitos jovens, que buscam
incessantemente pela oportunidade de se transformarem profissionais de basquetebol.
Quanto à edição2008, iniciada em Agosto nos nove municípios de Luanda, foram apuradas oito equipas para a fase final. Trata-se dos vencedores das provas municipais da Maianga, Ingombota, Samba, Cazenga, Sambizanga, Kilamba Kiaxi, Rangel e Viana.
Segundo o regulamento, atendendo que a capital do país tem nove municípios e dado o número impar, as equipas qualificadas na fase municipal de Viana e de Cacuaco disputaram uma eliminatória.
De periodicidade anual, a ser jogada com as regras da FIBA e envolvendo atletas da faixa etária dos 14 aos 19 anos, o torneio distribui prémios monetários, taças e outros estímulos aos três melhores colocados