Africa Basquetebol

02 julho 2008

CABO VERDE : Selecção nacional de basquete segue para Paris

A selecção nacional de basquete já está em Paris, onde efectua a segunda fase do estágio de preparação para o Torneio Pré-Olímpico. Os jogadores e comissão técnica, que chegaram ontem na capital francesa, permanecem aqui por 10 dias e participam de um mini-torneio internacional, conjuntamente com os combinados dos Camarões, do Líbano e de um clube da França.

Na sua apresentação, e despedida, ao público crioulo, a equipa comandada por Kula e Ricó venceu um combinado da Praia por 98 a 57, no Pavilhão Vavá Duarte, no último sábado, 28. O plantel também visitou o primeiro-ministro, José Maria Neves, e o presidente da República, Pedro Pires, antes de embarcar para a Europa.

Os 12 convocados para lutar pelo sonho dos Jogos Olímpicos de Pequim são: Rodrigo Mascarenhas, Marques Hotman, Marito Correia, Jeft Xavier, Abdulay Faty, Joshs Gomes, António Monteiro, Tony Barros, Fidel Mendonça, Adelvino Lima, Peter Cipriano e Olivier Avery.

Na primeira fase, Cabo Verde, integrante do grupo B, estreia contra a Nova Zelândia no pavilhão Oaka de Atenas, a 14 de Julho, e um dia depois volta às quadras para confrontar a Alemanha. O regulamento da Federação Internacional de Basquete (FIBA) prevê na fase inicial o confronto das 12 selecções nos seus respectivos poules. As duas primeiras classificam-se para os quartos-de-final. Os vencedores da série vão as meias e os dois finalistas carimbam passaporte para os Jogos Olímpicos de Pequim. A última vaga fica com o combinado que conquistar o terceiro posto.