Africa Basquetebol

02 julho 2008

ANGOLA : Afrobasket2009 transferido para a Líbia

O Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino (Afrobasket2009) será disputado na Líbia, em Agosto, ao contrário da Nigéria como estava inicialmente prevista, informou hoje o secretário geral da Federação Angolana da modalidade (FAB), Tony Sofrimento.

De acordo com a fonte, em declarações hoje à Angop, em Luanda, a mudança de local deveu-se a falta de condições técnicas (pavilhões) e logísticas (alojamento) para a realização do evento continental.

"Depois do campeonato organizado em Angola, a Fiba-África exigiu condições identicas aos próximos paises sede, mas nem todos têm capacidade para igualar em termos organizativos a prova que decorreu no país", explicou, realçando que o órgão reitor da modalidade indicou a Líbia que também havia se candidatado.

Quanto aos possíveis transtornos que, a mudança de local poderá provocar na preparação da selecção nacional, Tony Sofrimento disse que não terá qualquer influência pelo facto de faltar ainda mais de um ano para a sua realização.

Acrescentou que, em termos desportivos, seria bom revalidar o título em casa dos nigerianos, por se tratar de um concorrente ao troféu, mas salientou que a alteração do palco é benéfica, não só para os campeões africanos, mas também para todas as selecções participantes tendo em conta a falta de condições. Por outro lado, o Afrobasket em femininos também foi transferido da África do Sul para o Mali, pelos mesmos motivos.

Entretanto, o secretário-geral da FAB disse que no capítulo competitivo não é bom para Angola, uma vez que o Mali é o detentor do título. "A África do Sul seria uma anfitriã sem grandes pretensões, já as malianas, em casa, aumentam as probabilidades de revalidar o troféu.