Africa Basquetebol

02 julho 2008

ANGOLA : Soltas

O seleccionador nacional de basquetebol em seniores masculinos, Alberto de Carvalho “Ginguba”, minimizou ontem, a ausência dos atletas Miguel Pontes Lutonda, Emanuel Neto “Nelinho” e Divaldo Mbunga que não responderam favoravelmente à sua convocatória para os Jogos Olímpicos de Pequim, a serem disputados de 9 a 24 de Agosto próximo. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o seleccionador nacional considerou que só fazem falta à Selecção Nacional os presentes pelo que, para os Jogos Olímpicos de Pequim, contará com o naipe de jogadores que trabalham nesta altura em território espanhol. “A Selecção Nacional são os dezasseis atletas que estão aqui a trabalhar. Portanto, se tivermos que tecer algumas considerações é sobre os presentes e não o contrário”, frisou o técnico angolano ao serviço da equipa nacional. Alberto de Carvalho “Ginguba” considerou por outro lado, de positivo a prestação da pré-selecção nacional que projecta a sua quinta participação consecutiva na maior cimeira desportiva mundial (Jogos Olímpicos) em Espanha. “Estou particularmente satisfeito com o empenho dos jogadores nas sessões de treinos o que me faz acreditar que teremos muitos “problemas” em seleccionar os doze que irão representar o país nos Jogos Olímpicos de Pequim”, afirmou. A pré-selecção nacional que está deste o passado dia 23 em Espanha, onde cumpre o estágio pré-competitivo realiza em princípio neste final de semana o seu primeiro jogo de controlo. O combinado nacional tem igualmente assegurado a sua participação nas taças Borislav Stankovic e Diamente. Recorde que, Angola figura no grupo “B” dos Jogos Olímpicos juntamente com os Estados Unidos da América, Espanha e China, sendo que os outros duas selecções serão encontradas após a disputa do pré-olímpico da Grécia, que arranca a 14 deste mês.

Pré-selecções nacionais preparam jogos da zona VI

As pré-selecções nacionais de basquetebol de sub-20, em ambas as classes, convocadas na última segunda-feira, arrancam hoje, com os trabalhos de preparação, tendo em atenção os Jogos da zona VI, a decorrerem em Potchefstroom, África do Sul, agendados para seis e 18 de Outubro no ano em curso. Os atletas pré-seleccionados tomaram ontem o conhecimento do programa de preparação que os levará à África do Sul. Carlos Dinis vai dirigir a selecção masculina, ao passo que a feminina tem o comando de Januário dos Santos. Jacinto Vieira Olím e Cecília Campos serão os adjuntos. Melo Clemente

>> Breves

Milton Barros está apto para Pequim

Milton Barros, base do Atlético Petróleos de Luanda e da Selecção Nacional, está praticamente recuperado da lesão do joelho esquerdo que o afastou da “Final Four” da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. De acordo com o seleccionador nacional, Milton Barros treina-se nesta altura sem qualquer limitação. “O Milton nesta altura está bem e treina-se sem qualquer condicionalismo”, afirmou.

Fiba-Áfricaaltera sede dos africanos

O órgão reitor da modalidade no continente africano, no caso, a Fiba-África, alterou os nomes dos países que vão acolher o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol, vulgo Afrobasket, nas duas classes, marcado para 2009.O Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos que estava inicialmente agendado para a Nigéria, foi transferido para a Líbia, ao passo que em femininos, o Afrobasket saiu da África do Sul para o Mali.

Gustavo da Conceição tenta última cartada

O presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Gustavo Vaz Dias da Conceição, vai em princípio reunir-se hoje com o base do 1º de Agosto, Miguel Pontes Lutonda, a fim de convencê-lo a representar as cores da bandeira nacional nos Jogos Olímpicos de Pequim, previsto para o próximo mês de Agosto. Gustavo Vaz da Conceição que esteve a participar na reunião da Fiba-África, realizada na Tunísia, vai tentar a última cartada para convencer o atleta. Segundo a nossa fonte, Miguel Pontes Lutonda exige a melhoria do prémio e do contrato para disputar os Jogos Olímpicos que serão disputados na República Popular da China.