Africa Basquetebol

11 junho 2008

ANGOLA : 1º de Agosto encerra temporada com ´chave de ouro´

O 1º de Agosto encerrou hoje no pavilhão do Rio Seco, em Luanda, a sua participação no Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, época 2008, com uma vitória sobre o Petro de Luanda por 105-73, em partida da última jornada da prova.
Com 19 pontos, Armando Costa foi o melhor marcador, secundado pelos seus companheiros de equipa Olímpio Cipriano e Carlos Almeida com 18 e 17 pontos respectivamente.
Carlos Morais foi o melhor cestinha do Petro, com 15 pontos.
Embora o pavilhão do Codemn seja “casa” do 1º de Agosto, os “tricolores” disputaram o desafio na condição de anfitriões, uma vez que a Cidadela, seu recinto habitual, apresenta problemas de energia eléctrica.
Com o título garantido, os "militares" entraram com objectivo de terminar a competição em "festa", enquanto os "petrolíferos", depois de falharem a conquista do título, tentaram encerrar a temporada com vitória, mas foram impotentes diante de um adversário motivado e com um plantel de nível superior.

Logo nos primeiros minutos, o 1º de Agosto começou a mostrar que a noite era de festa e Olímpio Cipriano tomou a iniciativa com uma sequência de afundanços, dos quais um espectacular, semelhante aos da Liga Norte-Americana (NBA) a mais forte do mundo.
O Petro de Luanda conseguiu equilibrar até ao intervalo, altura em que perdiam por 10 pontos de diferença (39-49).
Na segunda parte os "rubro-negros" continuaram a dominar e ampliaram a vantagem até ao final para 32 pontos (105-73).
Com esta vitória os "militares" somam 24 pontos, mais quatro que o Petro de Luanda na segunda posição, ao passo que o ASA e o Promade de Cabinda terminaram na terceira e quarta posição com 17 e 12 pontos, respectivamente.

Com arbitragem de Osvaldo Neto, Figueiredo da Cruz e Clésio Francisco as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (03), Armando Costa (19), Marques Houtmam (00), Olímpio Cipriano (18), Kikas Gomes (09), Felizardo Ambrósio (11), Vlademir Ricardino (00), Francisco Jordão (13), Carlos Almeida (17), Miguel Lutonda (09), Rodrigo Mascarenhas (04), Muamba Ilunga (02).

Treinador: Luís Magalhães

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (08), Luís Costa (03), Carlos Morais (15), Fernando Albano (03), Leonel Paulo (08), Cardoso Casimiro (01), Shannon Croocks (05), Victor Muzadi (06), Francisco Horácio (05), Domingos Bonifácio (13), Joaquim Xavier (06).

Treinador: Alberto de Carvalho "Ginguba".