Africa Basquetebol

16 dezembro 2007

Taça dos Campeões: Vice-campeão alcança segunda vitória sem exibição vistosa

O 1º de Agosto somou sábado a segunda vitória consecutiva na Taça dos Clubes Campeões de África em basquetebol sénior masculino, ao vencer no pavilhão do Tafe, em Cabinda, a formação do MBC da Guiné Conacry por 92-59, em partida da terceira jornada da prova grupo A.

Sem efectuar uma grande exibição, os "militares" conseguiram superar o adversário por uma diferença de 33 pontos e ficar a um "passo" da qualificação a fase seguinte.

Na primeira parte a formação angolana esteve irreconhecível, com muitos erros defensivos, permitindo que o adversário equilibrasse o encontro apesar da disparidade de planteis. Diante deste cenário, o técnico Jaime Covilhã foi obrigado a efectuar várias substituições e pedir descontos de tempo. Ainda assim, os guineenses, motivados, conseguiram chegar ao intervalo em desvantagem de apenas 12 pontos (46-34).

Na segunda parte, os "rubro-negros", vice-campeões africanos, melhoraram defensivamente e provaram em campo o favoritismo que traziam. Felizardo Ambrósio, que havia marcado 17 pontos na primeira metade, voltou a evidenciar-se com mais 10 na etapa complementar.

Os "militares" assumiram as rédeas do jogo e a 10 minutos do fim venciam por 24 pontos de diferença (69-45). Nos minutos seguintes optaram apenas por gerir a vantagem até ao final.

Com 22 pontos e seis ressaltos, Felizardo Ambrósio foi o melhor marcador do encontro, secundado por Francisco Jordão com 16. Do lado contrário Soumaoro Mandi destacou-se com 15 pontos.

Tendo em conta o nível do conjunto orientado por Jaime Covilhã, os "rubro-negros" continuam sem efectuar grandes exibições. Nota-se falta de entrosamento entre os jogadores que obriga a equipa a decidir os jogos no individualismo de alguns jogadores.

O 1º de Agosto soma agora quatro pontos na segunda posição. Hoje defronta o ASB Kauka do RD Congo, no acerto da primeira jornada.

1º de Agosto: Mayzer Alexandre (03), Armando Costa (02), Marques Houtmam (06), Olimpio Cipriano (06), Kikas Gomes (08), Felizardo Ambrósio (22), Vlademir Ricardino (06), Francisco Jordão (16), Abdel Bouckar (02), Carlos Almeida (07), Miguel Lutonda (09), Rodrigo Mascarenhas (05).
Treinador: Jaime Covilhã

MBC: Aliou Mamadou (06), Camara Amadou (00), Kone Abdulaye (00), Conde Seku (04), Gueye David (07), Keita Mohamed (04), Camara Djoubaro (00), Soumaoro Mamdi (15), Conde Sekou (04), Diack Biram (02), Conde Moustapha (13), Sano Oushane (04).
Treinador: Keita Lancinet