Africa Basquetebol

16 dezembro 2007

TAÇA DOS CAMPEÕES DE ÁFRICA : Reforços do 1º de Agosto continuam “ausentes”

Para reconquistar o título africano, perdido em 2005 para os ivoirenses do ABC, e o campeonato nacional, onde foi destronado pelo Petro de Luanda, o 1º de Agosto reforçou-se com as contratações de Rodrigo Mascarenhas, Francisco Jordão e Marques Houtmam.

Os três disputam em Cabinda a primeira fase da prova continental de clubes ao serviço da formação "militar".

Mascarenhas representou na temporada passada o FC do Porto (Portugal), onde já havia sido campeão nacional. Destacou-se recentemente no Campeonato Africano das Nações (Afrobasket2007) pela selecção de Cabo Verde, tendo sido eleito para o cinco base da prova.

O atleta, de 27 anos, tem feito exibições discretas e ainda não se destacou ao serviço da sua nova equipa. Em dois jogos, o basquetebolista de 2,00 metros de altura, capturou nove ressaltos, marcou 10 pontos durante os 38 minutos e 31 segundos que esteve em campo.

Foi no primeiro jogo, frente ao Interclube, que o extremo poste ficou mais tempo em campo (24:20) e marcou cinco pontos.

Por sua vez, Francisco Jordão, poste de 2,05 metros e 28 anos, actuou na temporada passada no Petro de Luanda, com o qual conquistou dois títulos nacionais e o título de jogador mais valioso (MVP).

Até ao momento marcou 18 pontos, sendo dois no primeiro frente ao Interclube e 16 no segundo diante do MBC. Conquistou oito ressaltos e jogou 42 minutos e 18 segundos, sendo o segundo atleta mais utilizado pelo técnico Jaime Covilhã. Nos lançamentos de longa distância tentou seis e converteu dois.

Marques Houtmam é de origem norte-americana, tendo actuado pela selecção de Cabo Verde, que no último Afrobasket disputado em Angola ocupou o terceiro lugar. O atleta foi escolhido como um dos melhores do campeonato.

Com 28 anos e 1,93 metros, Houtmam é visto pelos adeptos "militares" como o principal reforço na luta pelas reconquistas. Na taça dos campeões jogou apenas 15 minutos e 24 segundos, tendo apontado seis pontos, ganho dois ressaltos e efectuado duas assistências.