Africa Basquetebol

05 outubro 2007

MOÇAMBIQUE : Campeonato da Cidade em Seniores: Segunda volta encerra com um jogo empolgante

ENCERRA a fase quente e recheada de muitas surpresas, esta noite, e começa amanhã a etapa decisiva, finda a qual saberemos quem é quem no Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo/Aeroportos de Moçambique, em Seniores Masculinos. A prova está bastante interessante e vai entrar num período em que os adeptos da modalidade ver-se-ão obrigados a não perder nenhuma partida, sobretudo as que envolvem as principais formações e aquelas que se batem pela conquista do título.

A intromissão da Académica na liça, que inicialmente vinha gravitando em torno do triunvirato Desportivo/Ferroviário/Maxaquene, adicionará, seguramente, mais competitividade, entrega à luta em cada desafio e incerteza quanto ao futuro campeão, pois mesmo os “alvi-negros”, comandantes destacados, não se podem dar ao luxo de dormir à sombra da bananeira, sob pena de, à semelhança da época transacta, falharem no momento da verdade.

A segunda volta da prova encerra logo à noite, com um encontro que promete ser empolgante, ou não fossem, os contendores, campeão e vice-campeão nacional. Pois, Ferroviário e Maxaquene, a partir das 19.00 horas, no campo dos “locomotivas”, têm essa missão de proporcionar ao numeroso público que certamente acorrerá àquele local, um jogo realmente de gigantes e que ao cabo dos 40 minutos reflicta esse estatuto que ambos detêm por mérito próprio.

Noutro ponto da baixa da cidade de Maputo, mais concretamente no pavilhão dos “alvi-negros”, haverá igualmente um confronto entre dois conjuntos de nomeada: Desportivo e Costa do Sol, com o favoritismo a recair claramente para a equipa de Carlos Ferro, embora os “canarinhos” também queiram fechar a segunda volta em grande. Este jogo, marcado para as 20.00 horas, será antecedido do Conseng-Eagle, às 18.45 horas.

A formação mais badalada do momento neste campeonato, a Académica, enfrenta o modesto Aeroporto, no pavilhão da universidade, a partir das 19.00 horas, em nova oportunidade para Miguel Guambe e seus pupilos mostrarem a sua determinação de ir mais além na competição.

Terminada a segunda volta hoje, amanhã, principia a terceira e decisiva etapa do campeonato, com o destaque a recair para o confronto entre Costa do Sol e Académica, às 18.30 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha. Os outros três embates terão lugar no recinto dos “alvi-negros”, obedecendo à seguinte ordem: Aeroporto-Maxaquene (15.30 horas), Eagle-Ferroviário (17.00 horas) e Desportivo-Conseng (18.30 horas).

Em femininos, a contar para o Torneio A Politécnica, teremos os jogos Maxaquene-Ferroviário (15.30 horas) e ISPU-Desportivo (17.00 horas), no pavilhão do Estrela Vermelha.