Africa Basquetebol

06 outubro 2007

CABO VERDE : Mané quer Jeff Xavier na selecção de basquetebol masculino

A selecção de Cabo Verde de basquetebol sénior masculino poderá vir a contar durante a campanha de qualificação para os Jogos Olímpicos Pequim 2008 com um reforço chamado Jeff Xavier, que actualmente joga pelo Providence Friars, dos Estados Unidos da América.


Filho dos cabo-verdianos Alice e Pedro Xavier, Jeff Xavier, 22 anos, é natural de Pawtucket (Rhode Island). Com 1,82 m e 81 kg, este cabo-verdiano-americano estudou na St Raphael Academy, equipa em que como júnior e sénior fez uma média de 28 e 26 pontos, respectivamente, jogando na posição de poste.

Actualmente joga pelo Providence Friars, clube cujo treinador é admirador das qualidades de Jeff Xavier. Tim Welsh disse à imprensa americana que ficou impressionado com a “habilidade e competitividade de Jeff. Nos últimos dois anos demonstrou que consegue competir a alto nível”.

Por isso, Mané o quer entre os “bravos crioulos”. “Seria muito bom tê-lo entre nós porque é um bom base, excelente passador, rápido a decidir e bom defensor”, diz o seleccionador nacional, para quem o facto de Jeff Xavier querer jogar por Cabo Verde já é um grande motivo de ajuda principalmente pela sua experiência de jogo e qualidade”.

Às suas qualidades como jogador, Mané junta as suas qualidades humanas: “é um rapaz humilde, dedicado, com uma força de vontade muito grande e muito trabalhador nos treinos, respeitador e honesto”.

De acordo com Mané, Jeff Xavier, que percebe bem o crioulo mas infelizmente não fala, ainda não tem a nacionalidade cabo-verdiana, mas “está pronto para tratar disso. Acho que Cabo Verde pode vir a ganhar muito com a vinda dele, mas temos que ser rápidos, antes que entre na NBA. Foi o melhor jogador do college nos states em 2004,isso já fala da sua qualidade”.

TSF