Africa Basquetebol

14 julho 2007

ANGOLA : Panafricanos: Vice-ministro defende melhorias defensivas no basquetebol

O vice-ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, afirmou sexta-feira que a selecção sénior masculina de basquetebol precisa melhorar o aspecto defensivo do contrário terá dificuldades para vencer o torneio dos Jogos Panafricanos, em Argel.

Em entrevista à Angop, no pavilhão Staouali, em Argel, o dirigente afirmou que a defesa tem se revelado preponderante para os êxitos que o basquetebol conseguiu ao longo dos últimos anos em que se tornou octo-campeã africana.

"Sem ser melhorado este aspecto será muito difícil revalidar o título conquistado em 20003 em Abuja", disse, mostrando-se despreocupado pelo facto da equipa nacional não estar representada na competição ao seu mais alto nível.

Na sua opinião, mesmo sem maior parte dos jogadores principais, a selecção nacional tem possibilidades de conquistar a medalha de ouro, apesar de reconhecer a Nigéria como um forte adversário capaz de contrariar os angolanos.
A formação liderada pela dupla técnica Jaime Covilhã/Raul Duarte disputa os Panafricanos sem grande parte dos jogadores titulares, destacando-se Miguel Lutonda, Joaquim Gomes “Kikas”, Eduardo Mingas, Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Armando Costa.
O desfalque do combinado nacional surge na sequência da preparação da equipa angolana visando o campeonato africano de basquetebol (Afrobasket/2007), a disputar-se em Agosto no país.