Africa Basquetebol

18 julho 2007

ANGOLA : Afrobasket / Eduardo Mingas regressa em grande

O extremo-poste Eduardo Mingas destacou-se hoje na vitória da selecção nacional por 84-59 sobre um misto de jogadores que actuam na região espanhola de Granada, onde os octocampeões africanos cumprem a primeira etapa da preparação para o Afrobasket2007.

Acometido por uma crise palúdica desde o início da preparação em Espanha, a 02 deste mês, o jogador campeão nacional e africano pelo Petro de Luanda regressou aos treinos e foi hoje o melhor marcador com 17 pontos e o segundo em ressaltos com cinco, tendo jogado 26 minutos.

Mingas destacou-se particularmente nos lançamentos de três pontos, tendo convertido quatro dos cinco tiros que tentou dessa distância. Também contribuiu com duas assistências, só superadas pelos bases Milton Barros e Armando costa, com quatro cada um.

Numa partida em que o treinador Alberto de Carvalho "Ginguba" não utilizou - para os poupar por estarem contundidos - os postes Joaquim Gomes "Kikas" e Abdel Boukar, e o base Miguel Lutonda, foi Felizardo Ambrósio que sobressaiu.

O poste do 1º de Agosto, novato no conjunto campeão de África, superou Mingas no tempo em campo e na liderança das tabelas, com seis ressaltos, embora só tivesse "facturado" três pontos nos 31 minutos que jogou.

Victor Carvalho com 16 pontos em 17:50 minutos de jogo (4 em 7 triplos), Armando Costa (12 em 18:22) e José Nascimento (10 em 22:12) foram os principais "ajudantes" do melhor marcador.

Nesta partida, o 1º de Agosto esteve reduzido na sua representatividade já que além de Olímpio Cipriano (até dia 14 a testes na NBA), Kikas com uma entorse no tornozelo, Lutonda com dores no tendão de aquilles e Abdel em recuperação progressiva após intervenção cirúrgica que o afastou do campeonato nacional estiveram fora da quadra.

Por este motivo, a equipa inicial foi diferente da habitual. O "cinco" escolhido foi constituído por Milton Barros (20 minutos e 9 pontos), Carlos Morais (21 min, 7 pts), Luís Costa (19 min, 3 pts), José Nascimento (22 min, 10 pts) e Felizardo Ambrósio (31 min, 3pts).

Os menos utilizados hoje foram Francisco Horácio (8min, 0pts) e Carlos Almeida (14 min, 7pts).

Esta é a terceira vitória consecutiva nesta sua primeira fase de preparação. Antes derrotou em duas ocasiões a selecção de esperanças da Alemanha, por (69-64) e 57-55, respectivamente.

Antes do Afrobasket, de 15 a 25 de Agosto em Angola, a selecção nacional vai disputar o torneio Borislav Stankovic na China.