Africa Basquetebol

15 maio 2007

MOÇAMBIQUE : Campeonato da Cidade de Femininos: “Locomotiva” zangada

DESTA vez, sim, as “locomotivas” não quiseram deixar os seus créditos por mãos alheias! Após um começo de época titubeante, em que perderam o Torneio de Abertura e, no presente Campeonato da Cidade de Maputo, foram derrotadas pelo rival ISPU, as rainhas da nossa bola-ao-cesto sentiram-se feridas no seu orgulho e, quais abelhas zangadas, reduziram a nada a lucidez da equipa-sensação, o Desportivo, atingindo a centena de pontos (101-62), numa partida em que as suas postes, nomeadamente Clarisse Machanguana e Deolinda Gimo, fizeram a diferença.

Foi um triunfo que serviu para restituir a tranquilidade e confiança no seio da turma de Carlos Aik, pois, embora nada ainda estivesse perdido quanto à revalidação do título citadino, a verdade manda dizer que o Ferroviário, até então, não havia justificado a classe das pérolas que possui. Aliás, às reconhecidas Ruth Muianga, Carla Silva, Janete Monteiro, Ondina Nhampossa, Sílvia Langa, entre outras, juntaram-se agora à profissional Clarisse Machanguana, a jogar na Europa, e Deolinda Gimo, que após o brilharete pelas “locomotivas” e pelas selecções principal e de Sub-20, foi actuar durante alguns meses em Portugal.

Embalado com a vitória sobre o Desportivo, que veio renovar a expectativa em torno da liderança do campeonato, numa altura em que se aproxima o “derby” com o ISPU, este sábado, o Ferroviário, já na quinta jornada, voltou a protagonizar a “chapa 100”, ganhando a Académica pela marca de 105-35.

Nos outros desafios desta ronda dupla, o ISPU exibiu-se a contento, vencendo em ambas as frentes, designadamente diante da Académica por 70-25 e do Maxaquene.

No que diz respeito aos seniores masculinos, teve lugar a terceira jornada da Taça Maputo, sendo de destacar o desaire dos “tricolores” no confronto com os “estudantes”, pela marca de 47-50. Desportivo e Costa do Sol efectuaram um jogo que foi um verdadeiro duelo de gigantes, com o triunfo a sorrir para os “alvi-negros” por 67-50, enquanto o Ferroviário sobrepôs-se ao Aeroporto pela marca de 79-50.

Na classificação, Costa do Sol, Maxaquene e Desportivo somam cinco pontos cada.

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home