Africa Basquetebol

10 maio 2007

ANGOLA : Nacional disputa mais quatro voltas para encontrar o campeão

A décima nona edição do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol entra, esta quinta-feira, na fase decisiva. Petro de Luanda, campeão nacional, e 1º de Agosto defrontam-se mais quatro vezes no grupo A para decidir quem fica com o título.

Além do confronto entre ambas, para atingirem o objectivo, terão que ultrapassar também o Atlético Sport Aviação (ASA) e o Interclube, outros integrantes da mesma série. Uma derrota com uma destas formações poderá comprometer os objectivos - conquista do campeonato.

No corrente ano, as duas formações encontraram-se oito vezes (duas das quais na Taça de Angola). Os "militares" registaram uma sequência de cinco triunfos, ao que os "petrolíferos" responderam com três vitórias consecutivas. Os recentes resultados entre si aumentaram o índice de confiança dos jogadores e adeptos "tricolores", mas trouxe de volta o equilíbrio e a imprevisibilidade em termos de resultados.

O 1º de Agosto terminou a primeira fase do Campeonato Nacional invicto (20 vitórias em igual número de jogos). A senda de vitórias da equipa de Jaime Covilhã foi interrompida na segunda etapa, totalmente dominada pelo Petro de Luanda.

Deste modo, aguarda-se com muita expectativa, por uma etapa final equilibrada, tendo em conta o facto de se defrontarem os vencedores da primeira e segunda fase e pelo nível dos jogadores de ambas as partes, na sua maioria integrantes da selecção nacional, octo-campeã africana.

1º de Agosto e Petro de Luanda são também as duas equipas mais tituladas do país e em 2006 protagonizaram uma final angolana na Taça dos Clubes Campeões de África, ganha pelos "petrolíferos". Todos estes factos tornam mais interessante o encontro entre as duas formações, o que vai acontecer mais quatro vezes esta temporada.

Nesta disputa, as duas formações não vão poder contar, pelo menos na primeira jornada, com dois atletas, coincidentemente da mesma posição. Os postes Abdel Bouckar (1º de Agosto) e Leonel Paulo (Petro de Luanda) foram operados, o primeiro em Portugal e o outro na África do Sul.

O jogador "militar", com chegada prevista para hoje, efectua treinos de recuperação no ginásio do Sport Lisboa e Benfica na companhia da equipa médica local, ao passo que Leonel Paulo, já em Angola, está ainda fazer trabalhos de fisioterapia. De resto, os dois planteis estão aptos para o ataque ao título nacional.

Eis as datas dos desafios entre as duas formações na última fase do Campeonato Nacional: Dia 15 de Maio (19h00), dia 22 (19h00), dia 29 (19h00), dia 05 de Junho (19h00). Os encontros decorrerão no pavilhão anexo II da Cidadela desportiva em Luanda.

Na concorrência pelo quinto posto, com início na quinta-feira, surgem as formações do grupo B, Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto, Universidade Lusiadas, Desportivo da Nocal e Misto de Cabinda, enquanto Vila Clotilde, Sporting de Luanda e Imbondeiro de Viana lutam pela fuga ao último posto no grupo C.

As três séries serão disputadas no sistema de todos contra todos a quatro voltas. Em caso de igualidade pontual as equipas com o mesmo número de pontos jogarão uma finalíssima.

(Por Nelson Pascoal)

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home