Africa Basquetebol

22 fevereiro 2007

ANGOLA : Huíla realiza curso de actualização para oficiais de mesa

Um total de 16 árbitros de basquetebol participam desde terça-feira no sétimo curso de actualização de oficiais de mesas, que decorre no Lubango, província da Huíla, visando o Afrobasket`2007 que o país vai acolher em Agosto.

Falando à Angop, o director da escola nacional de Basquetebol, Ventura Júnior disse que acção formativa tem como objectivo dotar os árbitros de novas técnicas de arbitragem, de forma a desenvolver a modalidade.

Explicou que é plano da Federação Angolana de Basquetebol em parceria com Escola Nacional da modalidade, elevar o nível dos técnicos, atletas e árbitros no sentido de responder às necessidades actuais.
Com duração de 14 dias, o curso vai abordar assuntos relacionados com o Basquetebol, anatomia e fisiologia, estatística, psico-pedagogia, metodologia e didáctica desportiva.
A terminologia, teoria e metodologia de treino e os elementos de gestão, são os outros temas que vão preencher a agenda de trabalho.
Paralelamente a esta formação, decorre uma outra nesta província, dirigida a dez treinadores de basquetebol.
As aulas estão a ser ministradas pelos professores Vitorino Cunha e Elvino Dias, em dois períodos do dia, sendo o da manhã para aulas teóricas e o de tarde reservado a práticas.
A Huíla integra, ao lado semelhança de Luanda, Benguela, Cabinda e Huambo, a lista das províncias que vão acolher séries do Afrobasket2007.