Africa Basquetebol

21 fevereiro 2007

CABO VERDE : Já estamos no Angola’2007!

Cabo Verde já está qualificado para o Campeonato Africano de Basquetebol, sénior masculino, agendado para o próximo mês de Agosto em Angola.

Esta “aterragem” repentina em Luanda deve-se à desistência da selecção da Guiné Conacri, que deveria deslocar-se à cidade da Praia para defrontar o combinado nacional no próximo dia 28 deste mês. A medida, cuja justificação ainda se desconhece, acontece numa altura em que a selecção nacional já preparava o embate contra os conacry-guineenses. E se, por um lado, esta desistência pode levar ao desgaste psicológico dos atletas - muitos vieram do estrangeiro para se estagiar na Praia -, por outro, enche de orgulho o grupo chefiado por Mané Trovoada, que há muito já devia ter estado ao mais alto nível do basquetebol africano.

Seja como for, o certo é que com o afastamento de Conacry, por falta de comparência no jogo da primeira-mão da eliminatória, Cabo Verde consegue automaticamente o acesso para o Campeonato de África. Um feito inédito na história da modalidade da bola ao cesto nas ilhas.

A decisão foi comunicada esta terça-feira, 20, à Federação Cabo-verdiana de Basquetebol.