Africa Basquetebol

12 janeiro 2007

ANGOLA : Supertaça “Wlademiro Romero” abre temporada nacional

Dois velhos rivais abrem hoje a época basquetebolística nacional. Petro e 1º de Agosto, habituados um ao outro, medem forças para a XIV Supertaça “Wlademiro Romero”, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, naquele que será o teste para os dois plantéis.
O jogo de hoje está envolto em grandes expectativas quer por parte de uma como de outra equipa. Os técnicos Alberto Carvalho “Jinguba”, do Petro e Jaime Covilhã, do 1º de Agosto, assumem discursos cautelosos, quanto ao desfecho da partida que se joga a partir das 18H00.
Jaime Covilhã diz que “as possibilidades de ganhar são as mesmas para uma e para a outra equipa”, enquanto Ginguba responde num tom pouco ousado: “As equipas estão ao mesmo nível e aquela que melhor se apresentar na hora do jogo e souber contornar as dificuldades criadas vencerá”.
Outro elemento comum no discurso dos oponentes é o facto de todos mostrarem vontade de vencer. “A nossa malta está preparada para vencer o jogo, apesar de reconhecermos o potencial do adversário”, dizem.
Enquanto a turma militar fez as últimas correcções ontem, reservando o dia de hoje para reflexão, Ginguba vai, às 10H00 efectuar o último treino de correcção, onde deverá ser dada prioridade aos lançamentos à longa e curta distâncias.
Na equipa militar o extremo Vladimir Ricardino é uma baixa confirmada, enquanto Carlos Almeida e Abdel Boukar poderão ser utilizados, ainda que condicionados.
No Petro de Luanda o quadro de indisponibilidades é maior. O português Francisco Jordão, a recuperar de uma operação, apenas no final do mês regressa ao clube. Francisco Horácio “Cisco” está apoquentado por uma rotura muscular e também é uma carta fora do baralho. Carlos Morais, com problemas na coluna vertebral, ainda que jogue, o fará muito condicionado.
As equipas não têm qualquer jogador a cumprir castigo. Os técnicos apelam à massa associativa que se junte ao espectáculo, já que os atletas prometem não defraudar.
O jogo vai ter a arbitragem dos internacionais Fernando Pacheco, Carlos Júlio e Domingos Simão.
A organização do jogo está a cargo da Casa Real que tem à venda cerca de cinco mil bilhetes ao preço de dois mil, mil e 500 e mil Kwanzas, para camarotes, bancada vip e bancada geral respectivamente.
O Petro de Luanda, campeão nacional, é detentor do troféu enquanto os militares jogam a Supertaça por terem vencido a Taça de Angola.