Africa Basquetebol

13 janeiro 2007

ANGOLA : Kikas eleito MVP da Supertaça


O poste do 1º de Agosto Joaquim Gomes "Kikas" foi considerado, sexta-feira, o jogador mais valioso (MVP) da Supertaça Wlademiro Romero, disputada no pavilhão da Cidadela, ganha pela sua equipa, por 99-84, ao Petro de Luanda.

Numa noite de inspiração, o basquetebolista, formado nas escolas do "Eixo-Viário", marcou 22 pontos e conquistou sete ressaltos, sendo seis defensivos e um ofensivo.

Kikas Gomes, antigo jogador do Rheinergie Koln (Alemanha) e Eiffel Towers (Holanda), muito cedo começou a dar mostras que seria um dos destaques da partida, uma vez que das suas mãos saiu o primeiro "smash" do jogo.

Após assistência de Olímpio Cipriano, Kikas, de 2, 02 m de altura, afundou sob a marcação do poste contrário, o norte-americano Frederick Gentry.

Jogados os primeiros 12 minutos, tempo de cada período, o internacional angolano era já o melhor marcador do encontro com 10 pontos, quatro dos quais em "smash". No quarto seguinte converteu mais três lançamentos na linha dos dois pontos, elevando para 16 o número de pontos na sua conta pessoal.

O técnico "petrolífero" Alberto de Carvalho "Ginguba" tentou várias vezes travar o ex-atleta da Universidade de Val Paraíso dos Estados Unidos da América, trocando de marcador. Mingas, Frederick e Leonel Paulo alternaram a perseguição a Kikas durante os 46 minutos e 41 segundos que esteve em campo, mas de nada valeu, porque o poste, de 25 anos de idade, juntou mais seis pontos aos 16, dois no terceiro período e quatro no último, totalizando 22.

A Supertaça Wladmiro Romero, edição 2007, marcou também o regresso do capitão "Rubro-Negro", Miguel Lutonda. Depois da final da Taça dos Clubes Campeões de África, a qual perderam para o mesmo adversário, o atleta não efectuou qualquer jogo pela sua equipa, aparecendo apenas sexta-feira com os seus sete pontos.

Ainda sem ritmo competitivo, Lutonda, considerado duas vezes melhor de África, ficou aquém da expectativa que gerava a volta do seu reaparecimento, embora fosse muito aplaudido pela clack do 1º de Agosto, sobretudo aquando da sua entrada.

Jaime Covilhã optou por utilizar pouco a sua maior "estrela", dando-lhe somente 14 minutos de jogo. Dos atletas utilizados foi o que menos tempo esteve em campo. Por sua vez, Carlos Almeida, Walter Costa, Mbuila Katiavala e Francisco Luano não jogaram.

Os substitutos, Armando Costa e Mayzer Alexandre estiveram bem, marcando 18 e 14 pontos, respectivamente. Olímpio Cipriano, habituado a liderar os "rubro-negros" na ausência de Lutonda, não esteve no seu melhor, fruto da marcação especial que sofreu, mas contribuiu com 14 pontos e foi o "rei" das assistências (4). Desaparecido ao longo da primeira parte, Cipriano reapareceu no último quarto ao converter dois lances na linha dos três.

O jovem poste Felizardo Ambrósio também surpreendeu pela positiva. Marcou sete pontos e ganhou dois ressaltos, além de parar, em determinados momentos, os postes experientes Frederick Gentry e Eduardo Mingas. Ambrósio jogou apenas 23 minutos.

Já Victor Muzadi (25 minutos e 52 segundos) entrou bem no desafio, assumindo-se como segundo melhor marcador da sua formação no primeiro quarto, apontando seis pontos. Nos períodos seguintes teve uma exibição discreta e terminou a partida com dez pontos.

Gerson Monteiro mostrou trabalho contra o seu antigo clube, pois esteve bem a defender, foi um digno substituto de Cipriano em alguns momentos do jogo e fez sete pontos.

A Supertaça, denominada Wlademiro Romero em homenagem ao antigo treinador da selecção nacional e do Petro de Luanda, é disputada entre o campeão nacional e o vencedor da Taça de Angola.