Africa Basquetebol

20 janeiro 2006

MOÇAMBIQUE: Fase Final do Nacional Feminino em Quelimane

Quelimane, a partir de amanhã, e até ao próximo dia 28, não será somente capital da Zambézia, a província mais populosa do país. Será, também, capital do basquetebol sénior feminino.

E o motivo, parafraseando as `spice girls´ brasileiras, `todo o mundo já conhece´, a realização do Campeonato Nacional, valor mais do que suficiente para colocar aquela cidade já a fervilhar e as suas gentes ávidas em viver momentos verdadeiramente ímpares da bola-ao-cesto.

O êxito rotundo da recente prova masculina, particularmente histórica para o Ferroviário, que conquistou o seu primeiro título pós-independência, numa temporada em que a sua hegemonia foi inquestionável, pode também galvanizar as atletas, assim como os organizadores e o público para que esta competição feminina atinja os níveis esperados.

O campeão em título, Maxaquene, que nos princípios de 2005 viu as suas estrelas mais reluzentes mudarem de ares, numa polémica novela com capítulos despidos de qualquer interesse, não estará em Quelimane para a defesa da sua dignidade, em virtude de no Campeonato da Cidade de Maputo se ter classificado abaixo da quarta posição.

Da capital do país, rumam para as terras zambezianas o Ferroviário, ISPU e Académica, tendo a quarta formação, o Desportivo, desistido por falta de dinheiro para as passagens aéreas, mesmo tendo em conta que o patrocinador oficial da prova, a mCel, se responsabiliza pelo pagamento do alojamento e alimentação de todas as equipas visitantes, á semelhança do que sucedeu com os masculinos.

Da cidade anfitriã estarão duas turmas, designadamente Desportivo e Benfica, de Nampula, a Electricidade de Moçambique; de Tete, o Conselho Municipal e, do Chimoio, a SOS de Manica, totalizando oito participantes.

Deste modo, e segundo o preceituado no regulamento da prova, as equipas serão repartidas em dois grupos de quatro cada, jogando-se no sistema de todos contra todos, numa única volta. Transitam para as meias-finais os dois primeiros classificados, que se defrontarão no sistema cruzado, para os vencedores desses embates se qualificarem para a grande final, aprazada para o dia 28 do mês em curso...