Africa Basquetebol

30 dezembro 2005

ANGOLA: Novo elenco mantém ciclo de vitórias da Selecção

A eleição de Gustavo Vaz da Conceição para a presidência da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), a conquista do oitavo titulo africano por parte da Seleção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol assim como a decisão do Comité Executivo da Fiba-Afrique que atribuiu a Angola a organização da XXIV edição do Afrobasket/07 foram entre outros, os aspectos que marcaram a época desportiva do ano que amanha diz adeus, a nível da “bola ao cesto”.
Depois de ter derrotado nas urnas António Bi-figueiredo, o elenco de Gustavo da Conceição, que substituiu no cargo Pires Ferreira, traçou algumas estratégias que visou em primeira instância aumentar o número de equipas no Campeonato Nacional.
Apesar da mudança, o novo elenco conseguiu manter o ciclo de vitórias a nível do continente berço, elevando para oito o número de troféus conquistados, um feito jamais alcançado por qualquer selecção.
Com a conquista do octa campeonato, Angola continua a conservar o domínio que já leva aproximadamente duas décadas.
Contra todas as expectativas e face ao rejuvenascimento que a Selecção Nacional sofreu, na ordem dos cinquenta por cento, Angola mais uma vez colocou em evidência a sua superioridade, vencendo a prova num terreno bastante
adverso (Argélia).
Assim, Angola, Senegal e Nigéria serão os dignos representantes do continente africano no Campeonato do Mundo, a disputar-se no Japão, no ano que começa depois de amanhã.
Outro aspecto que marcou igualmente a época desportiva 2005, foi sem margem de duvidas o facto de a Fiba-Afrique ter atribuído a Angola, a organização da XXIV edição do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, vulgo Afrobasket.
Angola bateu na corrida a Costa do Marfim, África do Sul e Mali que pretendiam igualmente acolher a fase final do Afrobasket/07, competição que vai apurar o único representante do continente africano aos Jogos Olímpicos de 2008, a disputar-se em Beijing, China.
Depois de ter acolhido as edições de 1989 e 1999, tendo vencido nas duas ocasiões, Angola tentara arrebatar o ceptro pela terceira vez em seu habitat, e marcar presença pela quinta vez consecutiva nos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

http://www.jornaldosdesportos.com/noticias/basquetebol.htm