Africa Basquetebol

19 março 2015

ANGOLA : Militares solidários



Partida é pontuável para a primeira jornada do Grupo A do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos
Fotografia: Jornal dos Desportos
A direcção do 1.º de Agosto decidiu juntar-se à corrente solidária em toda a extensão do território nacional, face à catástrofe que se abateu sobre a Província de Benguela, resultante das fortes enxurradas.Depois de ter realizado com sucesso a campanha de angariação de bens para o Centro Nacional de Oncologia em Fevereiro último, o clube militar, através do departamento para o basquetebol, encabeçado por José Moniz, decidiu também associar-se ao movimento solidário.
O desafio referente à primeira jornada do Grupo A da 37.ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, BIC Basket, em que a formação do 1.º de Agosto devia receber este sábado, no Pavilhão Victorino Cunha,  o Sporting de Benguela, foi transferido para a cidade das Acácias Rubras a pedido da equipa militar. As receitas da partida deste sábado entre os verdes-brancos de Benguela e a equipa rubro-negra são destinadas às vitimas das enxurradas.
Depois de ter conquistado de forma meritória a fase regular da 37.ª edição do BIC Basket, com 35 pontos, fruto de 17 triunfos e uma derrota, o técnico Paulo Macedo quer melhorar o desempenho da sua equipa.O base norte-americano Cedrick Ison, que esteve a recuperar da lesão que o afastou por um período de nove meses, pode ser a grande novidade da equipa militar neste começo da fase de grupos. A direcção da equipa rubro-negra deu  entrada do processo de inscrição do norte-americano há cerca de três semanas, aumentando  as opções do técnico Paulo Macedo que está fortemente apostado na conquista do BIC Basket e da Taça de Angola, após fracassar na Liga dos Clubes Campeões Africanos, em Dezembro último.
Fazem parte do Grupo A as seis primeiras classificadas da fase regular da 37.ª edição do BIC Basket, que disputam  entre si, no sistema de todos contra todos a uma volta. A equipa vencedora apura-se para a Fase de Qualificação encabeçando a série A, beneficiando de um ponto de bonificação.Já no Grupo B estão as equipas classificadas do sétimo ao décimo lugar da fase regular. As equipas vão disputar entre si, no sistema de todos contra todos a uma volta, sendo que a  vencedora deste grupo se apura para a Fase de Qualificação.A Fase de Qualificação é disputada em duas séries, A e B. As cinco equipas mais bem classificadas do Grupo A compõem a Série A, que disputam ente si no sistema de todos contra todos a uma volta, qualificando-se para os "play-offs" as quatro primeiras classificadas.

Eliminação
Babo responsabiliza o trio de arbitragem

O técnico do Interclube, Alberto Babo, disse terça-feira última, em Luanda, que a falta anti-desportiva, apitada pelo trio de arbitragem constituído por Fernando Pacheco "Baganha", Wilson Boaventura e Mbunga Pedro, determinou a eliminação da equipa, após consentir uma derrota com o Petro de Luanda, por 76-94.
Falando à imprensa, no final do desafio realizado no Pavilhão Anexo a Cidadela, o treinador acrescentou que a referida falta, assinalada na recta final da partida, quando o seu conjunto estava mais ofensivo em relação ao adversário, baixou o moral do grupo, situação que ajudou os petrolíferos a dilatarem a vantagem.Explicou que o grupo continua  a trabalhar a fim de entrar em boa forma no Campeonato Nacional sénior masculino  BIC Basket.