Africa Basquetebol

11 março 2015

ANGOLA : Interclube supera Petro



Equilíbrio marcou a partida de ontem que envolveu as equipas do Interclube e Petro de Luanda
Fotografia: AFP
A formação do Grupo Desportivo Interclube venceu ontem, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a equipa do Atlético Petróleos de Luanda, por 90-86, em partida referente à primeira mão da 27ª edição da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, quando ao intervalo se registou uma igualdade a 47 pontos. Com responsabilidade acrescida, por ser o detentor da Taça de Angola, a formação do Atlético Petróleos de Luanda entrou bastante determinada, quer a defender quer a atacar, ao contrário do seu opositor que se mostrava apático, principalmente, nos primeiros dois minutos da etapa inicial.
O extremo-poste Leonel Paulo teve o privilégio de anotar os dois primeiros pontos da equipa petrolífera, depois de ter superado debaixo da tabela o seu principal defensor, Miguel Kiala, por sinal o seu antigo companheiro na formação do Eixo-viário.Miguel Kiala restabeleceu a igualdade a dois pontos, quando restavam dez minutos para o final do quarto inicial. Aliás, as duas equipas apostavam mais no jogo interior, dada a pressão que os atacantes sofriam.
À entrada do minuto três, a turma da Polícia Nacional reencontrou-se e, a partir daí, o equilíbrio passou a prevalecer na partida. Os pupilos de Alberto Babo assumiram a liderança do placard (15-14), quando restavam cinco minutos e 53 segundos para o termo do quarto inicial. Nesta etapa, a equipa do Inteclube conseguiu uma vantagem de seis pontos (26-20), até então a maior diferença pontual.
Pedro Bastos, extremo-base que recentemente se estreou ao serviço da Selecção Nacional no torneio de apuramento aos Jogos Africanos do Congo Brazzaville, prova disputada em Bulawayo, Zimbabwe, tratou de reduzir a vantagem dos polícias com um lançamento a longa distância.Ao cabo dos primeiros doze minutos, a vantagem era do Grupo Desportivo Interclube (26-23).
No segundo período, as duas equipas entraram determinadas e o equilíbrio voltou a prevalecer na partida. Nos primeiros 24 minutos, houve nada mais, nada menos, do que oito igualdades. (16-16, 28-28, 34-34, 36-36, 41-41, 46-46 e 47-47).Os petrolíferos da capitalconseguiram um parcial de 24-21, o que perfez 47-47, ao cabo dos primeiros 24 minutos.Miguel Kiala, com onze pontos, era o melhor marcador da turma da Polícia Nacional, ao passo que do lado petrolífero, Roberto Fortes destacou-se com 13 pontos. Os polícias conseguiram nos dois primeiros períodos 20 ressaltos, contra apenas dez da formação do Eixo-vário.
Já no lançamentos livres, houve igualmente equilíbrio, com a formação caseira a conseguir 73 por cento (11/15), contra 67 por cento (8/12) da equipa petrolífera. Com o "pequeno" Emanuel António a assumir as acções ofensivas da equipa cadeira, os polícias conseguiram terminar o terceiro período com uma vantagem oito pontos (71-63).A perder por dez pontos de diferença (80-70), a equipa do Eixo-viário acordou apenas nos minutos finais. Jerson Gonçalves, com um lançamento a longa distância, conseguiu reduzir para dois pontos (84-82), facto que obrigou Alberto Babo a solicitar um desconto de tempo.No reatamento, os polícias apareceram determinados e conseguiram vencer a formação do Atlético Petróleos de Luanda, por 90-86.Emanuel Quezada, com 18 pontos, foi o cestinha da partida, ao passo que no Interclube, Miguel Kiala esteve em destaque, com 17 pontos.

Pavilhão: 28 de Fevereiro
Comissário: Nuno Teixeira
Arbitragem: Carlos Júlio,  David Manuel e Francisco Pacheco
INTERCLUBE: Emanuel António (9), Eric Norman (2), Francisco Horácio (2), Osvaldo Vieira (8), Romenig Sambo (4), Jorge Tati (10), Miguel Kiala (17), Abdel Gomes (0), Kevin Foster (12), Quintrel Thomas (12), Fidel Cabita (0), Adilson Ramos (4).
Treinador: Alberto Babo

PETRO DE LUANDA:
Pedro Bastos (11), Roberto Fortes (4), Joaquim Pedro (0), Vlademiro Ricardino (1), Paulo Santana (0), Emanuel Quezada (18), Leonel Paulo (6), Domingos Bonifácio (9), Hermenegildo Mbunga (6), João Fernandes (1), Jerson Gonçalves (8), Janson Cain (12).
Treinador: Lazare Adingono

Marcha do marcador:

 26-23, 47-47, 71-63, 90-86

Taça de Angola  -  Militares confirmam favoritismo
A formação do 1º de Agosto recebeu e venceu ontem de forma categoria, no Pavilhão Victorino Cunha, a equipa do Atlético Sport Aviação (ASA), por 106-88, em partida referente à primeira mão dos quartos-de-final da 27ª edição da Taça de Angola. Ao intervalo, a equipa militar vencia a turma do Aeroporto por expressivos 61-31.Depois de ter mostrado alguma resistência no quarto inicial, onde saíram a perder por apenas oito pontos (28-20), os pupilos de Carlos Dinis não conseguiram manter o equilíbrio nos quartos subsequentes, onde foram simplesmente vulgarizados (61-31, 89-56, 106-88).
A equipa rubro é negra, que recentemente esteve a estagiar em Cabo Verde, por força da pausa que se regista actualmente no BIC Basket, fez jus ao factor casa, vergando o seu opositor, que esteve muito aquém do seu rendimento.Vencedor da fase regular da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, agora designado BIC Basket, com 35 pontos, o Clube Central das Forças Armadas Angolanos não encontrou dificuldades para levar de vencida a formação aviadora.Para além do BIC Basket a equipa Rubro e negra, orientada pelo técnico angolano, Paulo Macedo, está fortemente engajado na conquista da Taça de Angola, troféu que se encontra na galeria dos petrolíferos da capital.Com este resultado, a equipa militar vai seguramente abordar o prélio da segunda mão, marcado para o dia 17 do mês em curso, de forma tranquila, a julgar pela diferença pontual.
Ainda ontem, o Progresso Associação Sambizanga bateu o Sporting do Bié, no terreno deste, por 111-85. As duas equipas voltam a jogar hoje. Entretanto, a partida entre o Recreativo do Libolo e o Sporting de Benguela, marcada para o Pavilhão do Dream Space, em Viana, não se realizou devido a ausência da equipa verde e branca da cidade das Acácias Rubras.