Africa Basquetebol

28 janeiro 2013

ANGOLA : Cuito acolhe nacionais de juniores


Nacionais de juniores de basquetebol arrancaram ontem no Cuito
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Cuito, Bié, acolhe deste ontem os campeonatos nacionais de basquetebol na categoria de juniores, em ambas as classes, certame que conta com a participação de 19 equipas. As formações do 1º de Agosto, em ambos os sexos, e o Petro do Huambo, em masculinos, chegaram ontem à capital do Bié. No palco da competição estão já as equipas do Sporting do Bié, Sport Benfica do Andulo, Vitória Atlético Clube do Bié, Sporting de Benguela, Casa do Pessoal do Porto do Lobito e Desportivo da Huíla, em masculinos, ao passo que as demais tinham chegada prevista para ontem. Na classe feminina estão as equipas do Benfica da Huíla, Sporting de Benguela, Desportivo o Maculusso, Inter de Benguela, Anteoculares de Angola e a equipa da casa, o Sporting do Bié.
As equipas do Petro de Luanda e 1º de Agosto são as candidatas assumidas à conquista do campeonato nacional juniores masculino. A Casa do Pessoal do Porto do Lobito, Sporting do Bié e Petro do Huambo vão tentar contrariar os objectivos das equipas de Luanda, embora o campeão nacional Sporting de Benguela tenha também uma palavra a dizer. As outras equipas, como o Desportivo da Huíla, Vitória Atlético do Bié e Sporting Benfica do Andulo, são as que vão lutar para dignificar o nome das suas respectivas províncias, ocupando lugares honrosos.
O presidente da equipa do Andulo, Fernando Chicapa, afirmou que a sua agremiação vem para este campeonato em busca de experiência competitiva. Na classe feminina, o Desportivo do Maculusso vai competir para a manutenção do título, mas tendo em atenção o 1º de Agosto e o Benfica da Huíla, que assumem lutar pelo mesmo. O Sporting do Bié e o Sporting de Benguela, tal como o Interclube de Angola e o Inter de Benguela vão, certamente, lutar por lugares honrosos.

DECISÃO
Árbitros vão usar uniforme padronizado

As duplas de árbitros vão actuar com equipamentos da mesma cor, distribuídos pela Associação Nacional dos Árbitros e Juízes de Basquetebol de Angola. Esta uniformização dos homens do apito já aconteceu nos campeonatos nacionais de cadetes, realizados na província do Huambo. Oito árbitros, em representação das províncias de Luanda, Benguela, Huambo e Bié foram indicados para ajuizar esta prova, que arrancou ontem e termina no próximo dia 4 de Fevereiro. No primeiro encontro com a organização, os árbitros foram informados sobre os moldes de disputa da prova e sobre a nova tabela de prémios de arbitragem. Carlos Reis, vogal da direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e coordenador da prova chamou a atenção aos homens do apito no sentido de serem imparciais durante toda a competição.

APOÍO
Organização garante condições

A organização dos campeonatos nacionais juniores de basquetebol em ambos os sexos tem criado todas as condições para que a prova decorra sem grandes sobressaltos. A garantia é do presidente da Associação Provincial de Basquetebol (APB) do Bié, Paulo Príncipe. As 19 equipas têm à sua disposição alojamento gratuito, transporte interno e campo para realizar os treinos no período da manhã. Os campos de jogo das escolas Punível, IMAG e IMNE-Marista foram as seleccionadas pela organização para o treino das equipas. Paulo Príncipe afirmou que tal como aconteceu no ano passado com a realização dos nacionais de cadetes, este ano os jogos vão ser disputados nos três períodos do dia. “Vamos começar sempre às 8h00. Como podem ser sete a oito jogos por dia, podemos terminar as jornadas da primeira fase por volta das 20h00 ou 21h00”, esclareceu. As entradas no recinto do Sporting do Bié são gratuitas para todos que queiram assistir aos jogos.

ESTREIA

Benfica do Andulo é baptizado na prova

O Benfica do Andulo vai estrear-se em competições sob a égide da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) ao participar pela primeira vez no campeonato nacional da modalidade na categoria de juniores masculinos. Nelito César, secretário-geral da agremiação, salientou que o seu conjunto tem todas as condições criadas para participar na prova. O responsável assegurou que o Benfica vai procurar dignificar o bom nome do município em particular e da província em geral.Durante a semana, a preparação do conjunto incidiu em aspectos como a velocidade, capacidade de reacção e ritmo de jogo. Arlindo Essinde, técnico do conjunto, manteve a intensidade de treino da semana passada, mas diminuiu as cargas em termos de volume e força, privilegiando a capacidade de resposta com variações de ritmo e de espaço.O Benfica do Andulo tem nas suas hostes as modalidades de atletismo, futebol, andebol, judo e basquetebol.
SÉRGIO V. DIAS e JOSÉ CHAVES