Africa Basquetebol

03 maio 2007

ANGOLA : Taça/Olímpio Cipriano disponível para segunda `mão´

O extremo do 1º de Agosto Olímpio Cipriano, que falhou o jogo de terça-feira, em que a sua equipa perdeu por 72-70, pode defrontar o Petro de Luanda no desafio da segunda mão da final Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, apurou a Angop junto da equipa médica "rubro-negra".

Uma contusão sofrida no joelho direito, durante o treino de segunda-feira, véspera do encontro da primeira "mão", levou o técnico a poupar o jogador titular habitual do "cinco" inicial da equipa e da selecção nacional octo-campeã de África.
A fonte explicou que, embora o jogador estivesse recuperado, o treinador, por precaução, optou por mantê-lo no banco de suplentes, o que despertou a atenção dos expectadores que lotaram o pavilhão anexo-2 de Cidadela desportiva, em Luanda.
Cipriano, de 25 anos e 1,92 metros, foi peça fundamental na primeira fase do campeonato nacional, a qual a sua formação terminou invicta sem qualquer derrota em 20 partidas.
Por seu lado, o técnico do 1º de Agosto, Jaime Covilhã, acredita na revalidação da Taça de Angola, apesar da derrota sofrida terça-feira. De acordo com o treinador, a formação "militar" vai trabalhar para ultrapassar, na segunda mão, a desvantagem.
Apontou falta de concentração dos seus atletas nos momentos cruciais como uma das causas da derrota.
"Faltou-nos calma nos minutos finais, fomos infelizes e agora só nos resta o desafio de resposta. Vamos tentar corrigir os erros que cometemos hoje (terça-feira) para superar o Petro de Luanda", afirmou, sublinhando que a conquista da Taça é um dos principais objectivos da direcção do clube.
Por sua vez, Alberto de Carvalho "Ginguba" considerou o resultado justo, mas alertou que a prova "ainda não está ganha".

O jogo da segunda mão disputa-se às 19h00 de sexta-feira no mesmo recinto.
Para conservar o troféu, o 1º de Agosto precisa de ganhar por mais de dois pontos. Em caso de igualdade pontual (dois cestos de diferença), o regulamento da prova indica que será declarado vencedor o conjunto que tiver melhor quoficiente após a divisão dos pontos marcados e sofridos nos dois jogos da final.