Africa Basquetebol

01 maio 2007

MOÇAMBIQUE :


DECIDIDAMENTE, não está a ser um começo de temporada confortável para o Ferroviário. Depois de uma carreira um tanto ou quanto pálida no Torneio de Abertura, pelo menos para o excelente nível de atletas que possui, viu o seu galanteio de rainhas da nossa “bola-ao-cesto” a ser refreado pelo ISPU, no primeiro “derby” do Campeonato da Cidade de Maputo, iniciado no fim-de-semana. Num ano em que, ao que tudo indica, estão dispostas a vingar-se das sucessivas derrotas das épocas anteriores, principalmente em momentos capitais, as “universitárias” venceram as suas rivais pela marca de 50-46, vincando desde já a sua vontade de conquistar o título da capital do país. Entretanto, renascido das cinzas, está o Desportivo, que iniciou a prova com duas vitórias, uma das quais perante o vizinho Maxaquene.

Já se sabe que qualquer confronto entre Ferroviário e ISPU é susceptível de arrastar uma grande moldura humana, na esperança de presenciar um grande espectáculo de basquetebol, tendo em conta o desfile de estrelas que se coloca. Ora, este embate não fugiu à regra, apesar de um dia (sábado) de céu muito nublado e num recinto (das “locomotivas”) sem cobertura. Mesmo assim, as duas formações não quiseram deixar os seus créditos por mãos alheias, apresentando uma partida de um nível competitivo que se aproxima àquilo que nos habituaram.
A formação de Armando Meque, que viu sair a basilar Carla Silva, mas em compensação receber a extraordinária Ana Flávia Azinheira, esteve bem em vários capítulos e soube tirar partido da descrença que se vem notando em algumas jogadoras do Ferroviário, impondo um ritmo em relação ao qual não conseguiram corresponder, na hora da decisão. A diferença de quatro pontos reflecte de facto a grandeza do espectáculo, mas ficando, desde já, as contas por acertar na segunda volta, curiosamente, a acontecer no recinto do ISPU.

Em grande, verdadeiramente em grande, estão as “alvi-negras”, vencedoras do Torneio de Abertura. Iniciando o campeonato perante adversárias que não figuram no grupo das candidatas ao título, mas nem com isso de menosprezar, obtiveram dupla vitória. Na sexta-feira, “esmagaram” Académica por 89-31 e, no sábado, ultrapassaram o Maxaquene pela marca de 63-47.
Sorrateiramente, sem fazer ondas – porque essa missão “cabe” à dupla Ferroviário/ISPU – a turma de Nazir Salé, por mérito próprio, entrou na lista das concorrentes ao ceptro citadino, fazendo jus à classe de jogadoras como Anabela Cossa, Valerdina Manhonga e Nádia Rodrigues, a importante reforço que conseguiu este ano.

Entretanto, na jornada inaugural, o Ferroviário bateu o Maxaquene por 61-25.

A prova prossegue no próximo sábado, com a efectivação dos embates ISPU-Desportivo, que promete muita espectacularidade, e Maxaquene-Académica, ficando de fora o Ferroviário.