Africa Basquetebol

06 fevereiro 2006

ANGOLA: 1º de Agosto consagra-se hepta campeã nacional em sénior feminino

A formação do 1º de Agosto consagrou-se esta noite hepta campeã nacional no escalão sénior feminino, fruto da vitória sobre a sua congênere do Interclube por 45-44, em jogo da penúltima jornada referente a segunda volta do campeonato nacional da modalidade edição número 25, que decorre em Benguela.

Com esta "suada" vitória, a formação das militares perfaz consecutivamente, sete títulos conquistados em campeonatos nacionais de basquetebol sénior feminino, um facto que encoraja a equipa ao prosseguimento das acções de âmbito desportivas parte da direcção do clube.

A partida, realizada na quadra de jogos do 1º de Maio, cidade de Benguela, foi bastante equilibrada, uma vez que as formações estavam determinadas e apresentaram um nível competitivo aceitável o que proporcionou um brilhante espectáculo dos amantes da bola ao cesto.

No primeiro quarto, o jogo terminou por 15 a favor da equipa campeã e 12 do Interclube. Mas, no período seguinte, a formação militar teve um melhor desempenho e isso lhe possibilitou ampliar por 24 pontos contra 23 das polícias.

Após o intervalo, foram visíveis as dificuldades do 1º de Agosto, que quase viu de perto o seu sonho de revalidar o título a perder-se diante da equipa do Interclube, que por sua vez, procurava a todo o custo pressioná-la. Entretanto, neste penúltimo tempo, o resultado ficou para 38 (D´Agosto) e 30 da adversária.

O último período foi o mais difícil e decisivo para a formação do D´Agosto, que não conseguiu dominar por completo o jogo, numa altura em que se registaram empates como 38-38, 40-40 e 42-42, situação que enfurecia as suas atletas que por triz se iam descontrolando, metendo em risco a revalidação do troféu pelo clube.

Todavia, a experiência e a capacidade exigida as basquetebolistas militares pelo respectivo técnico, fez aumentar o seu desempenho o que se refira, foi preponderante para fixar o resultado final por 45-44, permitindo de modo irreversível a conquista do seu sétimo troféu nacional.

O jogo, que por outro lado, ficou interrompido por duas vezes, devido às falhas constantes de energia eléctrica no recinto desportivo do 1º de Maio foi arbitrado por António Cruz, de Luanda e José Afonso, de Benguela

O campeonato nacional de basquetebol em seniores femininos, que se disputa em Benguela tem a participação de apenas três formações, das quatro previstas e tem o seu termo previsto para segunda-feira, com um jogo entre as formações do Interclube e CAB pontuável a sua última ronda.

Em declarações à imprensa, o treinador do 1º de Agosto, Aníbal Moreira reconheceu que apesar das dificuldades impostas pelo adversário, a sua formação soube controlar o jogo e cumprir com o seu objectivo quanto à revalidação do título nacional.

Por seu turno, o técnico do Interclube Apolinário Paquete, disse que a formação do D´agosto era sem dúvidas a favorita para a conquista do título, frisando de positivo o trabalho que o seu conjunto tem feito nos últimos tempos e isso permitir-lhe-á a alcançar os seus intentos.

6 Comments:

Enviar um comentário

<< Home