Africa Basquetebol

07 fevereiro 2016

ANGOLA - Carlos Dinis desvaloriza condição idade



Seleccionador nacional vai continuar a orientar o Atlético Sport Aviação até ao fim da competição
Fotografia: José Soares
Em declarações à imprensa, depois de um encontro com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), o novo técnico dos vice-campeões africanos disse que o Bic Basket vai ser determinante para definir os seleccionáveis. Carlos Dinis prometeu não fazer “revolução” no “cinco”.

“Se os mais novos efectuarem uma boa competição, naturalmente vão ser os convocados, se os mais velhos e mais experientes estiverem melhor, vão ser chamados. Se ambos se saírem bem, então vamos equilibrar”, disse o treinador.

Carlos Dinis sustentou que o país faz "as transições calmas" desde a conquista do campeonato africano de juniores em 1980 e "desta vez, não vai ser diferente, não vai haver nenhuma revolução".

Angola vai ao torneio pré-olímpico com o olho no próximo campeonato africano. A qualificação para o Rio de Janeiro está fora do pacote das intenções. Carlos Dinis ressaltou que vai aproveitar o torneio de Belgrado para potenciar os jogadores.

“O objectivo é jogar bem e começar a trilhar o caminho para o Afrobasket'2017. Se conseguirmos a qualificação para os Jogos Olímpicos, vamos estar felizes; se não acontecer, não vamos ficar tristes. Sabemos que é uma competição muito difícil, quer sobre os níveis de jogos ou mundial. Os nossos jogadores agigantam-se nesses jogos, habitualmente”, disse.

Explicou que a FAB já trabalha na criação de condições para uma preparação boa. A indicação do seleccionador nacional, pela primeira vez, a cinco meses do torneio reflecte o trabalho da FAB.

Carlos Dinis, que vai continuar a orientar o ASA, disse ainda que pretende estagiar num país próximo para adaptar-se ao clima. O seleccionador defende um estágio competitivo e não de preparação.

“Teremos pouco tempo, depois de terminar o Campeonato Nacional. Por isso, vamos efectuar um estágio competitivo com jogos e não de preparação”, acrescentou.

O torneio pré-olímpico, qualificativo aos Jogos Olímpicos de 2016, vai decorrer de 4 a 11 de Julho em três países. Angola está inserido no grupo A como sede na Sérvia e integra o país anfitrião e Porto Rico.