Africa Basquetebol

17 janeiro 2016

ANGOLA . Conquistas Nacionais do ASA e Inter de Benguela são na Huíla

A consagração de novos campeões nacionais de basquetebol de sub-16, em ambos os sexos, na cidade do Lubango, Huíla, pelas formações do ASA (masculinos) e do Inter de Benguela (femininos) constituíram o destaque desportivo dos últimos sete dias.


A formação do ASA conquistou o campeonato mercê da vitória contra o 1º de Agosto, no jogo da final, por 63-55, ao passo que a equipa benguelense (Inter de Benguela) estreou com a primeira conquista nacional, ao bater o 1º de Agosto, por 53-50.
Os primeiros classificados receberam taças das mãos da vice-governadora provincial da Huíla para o sector politico e social, Maria João Chipalavela, bem como do vice-governador para área técnica e infra-estruturas, Nuno Mahapi Ndala.
Constituiu ainda notícia o anunciou, pela direcção do Atlético Sport Aviação (ASA), da atribuição, este ano, de bolsas internas aos jogadores que se destacaram na conquista do título nacional de basquetebol de sub-16, em masculinos, terminado quinta-feira, nesta cidade.
Por seu lado, a Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol reafirmou aposta na formação dos seus filiados no país. O seu presidente, Raul Duarte, que avançou a informação, disse ser intenção elevar os conhecimentos dos filiados com cursos de nível um, dois e três.
No capitulo futebolístico, o presidente do ASA, Elias José, afirmou que a sua equipa de futebol vai trabalhar para posicionar-se entre os primeiros cinco classificados no Girabola2016, que se inicia em Fevereiro deste ano, em função dos investimentos feitos.
Por seu turno, o Clube Desportivo da Huíla anunciou a contratação do guarda-redes Nuno, que na época passada representou o Interclube, e o avançado Walter, oriundo das escolas de formação do Bayer de Munique da Alemanha, para esta temporada futebolística.
Ainda durante a semana, 50 juízes amadores de futebol concluíram um curso básico de arbitragem, inserido no programa festivo do Dia Nacional dos Desportos, a assinalar-se a 23 deste mês.