Africa Basquetebol

02 fevereiro 2016

MOÇAMBIQUE - NA ÁFRICA DO SUL: Mandela conquista torneio internacional

A EQUIPA feminina de basket-show da Escola Secundária Nelson Mandela conquistou, no último sábado, em Joanesburgo, na vizinha África do Sul, o torneio internacional inter-escolar em basquetebol de sub-16 e 19. O evento vinha decorrendo desde a passada quinta-feira naquela cidade.
Nelson Mandela surpreendeu a tudo e todos, no entanto que estreante na competição que é organizada anualmente naquela cidade, envolvendo as melhores equipas das escolas secundárias públicas e privadas de países da zona austral de África.
A turma moçambicana, por sinal a terceira melhor equipa na última edição do basket-show, notabilizou-se em todas as fases do evento, primeiro dominando a série “C”, na qual fizeram igualmente parte as equipas da Escola Americana e Saint Peters, ambas de Johanesburgo, e Herschels College de  Cape Town.
Nelson Mandela derrotou sucessivamente Saint Peters (74-22), Herchels College de Cape Town (38-4) e Escola Americana (59-29), isto na fase de grupos. Feito isto, entrou nos “play-off” de acesso à final disputados a melhor de três, portanto entre equipas que também transitaram da fase preliminar na qual participaram 16 equipas, divididas em quatro séries.
A turma moçambicana dominou os “play-off”, eliminando Brebner High School de Bloemfontein (81-18), Dominican Convent de Joanesburgo (66-11) e  Escola Internacional da África do Sul (59-24), respectivamente. Para na final, superar outra vez a Escola Americana de Joanesburgo, seu principal rival na série e no torneio, por 50-21.
Com este feito, Nelson Mandela cometeu a proeza que a equipa masculina da mesma escola falhou no ano passado. O campeão de basket-show de 2014 e 2015 perdeu a final com Dominican Covent College de Joanesburgo, por 34-26, no torneio organizado pelo Saint Jonh’s College também da capital sul-africana.
Salientar que participaram no torneio 40 equipas, divididas em 10 séries, sendo seis masculinas e quatro femininas em representação de países da zona austral de África.
Para aquele intercâmbio, Nelson Mandela levou 12 atletas de sub-16, alguns dos quais já têm portas abertas para o basquetebol federado. Trata-se de Noémina Massingue, Cleide Nguenha, irmãs Dorca e Dores Matsinhe, Madina Camara, Helena Augusto, Penélope José, Ana Mundlovo, Ineida Chelene, Carla Budane, Eleutéria Paula e Hulda Daisy.
SALVADOR NHANTUMBO