Africa Basquetebol

07 março 2015

ANGOLA : Inter derrota 1º de Agosto e lidera provincial



Inter derrota 1º de Agosto e lidera provincial
Fotografia: Paulo Mulaza
O Interclube derrotou quinta-feira, na capital do país, o 1º de Agosto, por 73-70, em jogo da terceira jornada do campeonato provincial de Luanda de basquetebol sénior feminino, disputado no Pavilhão 28 de Fevereiro, no quartel principal dos bombeiros.
As polícias lideram a competição com seis pontos, menos um que as adversárias, que perderam nesta jornada (três), por diferença de três.
Na partida, as militares não deixavam as donas da casa passarem dos dez pontos nos dois primeiros períodos (19-11 e 40-31), resultado que levou as duas agremiações ao intervalo.

No reatamento, apesar da boa vontade da equipa afecta ao Ministério do Interior para  ampliar a diferença no placar, os seus 22 pontos marcados não foram suficientes para travar as agostinas , que conseguiram encestar 14 pontos (62-45).
O interclube, que durante os três períodos teve vantagem de primeiro de oito, segundo de nove e terceiro de 17, no último não conseguiu gerir a vantagem abismal do período.
A equipa liderada por Jaime Covilhã, viu a dificuldade das adversárias em manter a vantagem, pressionou mais e reduziu a diferença para três no resultado final (73-70).
No desafio, a base Italee Lucas foi a melhor marcadora do interclube, com 25 pontos, seguido de Sequoia Holmes (16).
Já no 1º de Agosto, a também base Sarah Ogke foi a melhor cestinha com 14, e sua colega de equipa Rosa Gola, com 13.
Na outra partida do dia, no Pavilhão Vitorino Cunha, o Maculusso venceu a Universidade Lusíada, por dez pontos de diferença (53-43) e assume a terceira posição, com quatro pontos, menos um que o adversário.

Reconhecimento
Técnico Covilhã aponta erros

O Treinador da equipa sénior feminino de basquetebol do 1º de Agosto, Jaime Covilhã, apontou quinta-feira, na capital do país, que houve falhas das suas jogadoras na derrota, por 70-73, diante do Interclube, no jogo da terceira jornada do campeonato província de Luanda da modalidade.
Em declarações à imprensa no final da partida, no Pavilhão 28 de Fevereiro, disse que a defender a equipa deixou o adversário fazer muitos pontos fáceis e ganhar confiança que possibilitou a derrota.
“Ainda não temos a equipa em pleno, temos muito para fazer e vamos trabalhar nisto e acertar o nosso plantel, para chegar ao objectivo que é conquistar todas as competição em que estiver envolvido”, salientou.
Acrescentou que ainda falta muitos jogos no provincial, que a derrota não há-de ser nada, que têm equipa para disputar de igual com qualquer adversário.

O 1º de Agosto tem cinco pontos na segunda posição. O Interclube é o líder com mais um.