Africa Basquetebol

10 fevereiro 2015

MOÇAMBIQ|UE : TAÇA MAPUTO: Maxaquene eliminado



SURPRESA nos quartos-de-final da Taça de Maputo em basquetebol seniores masculinos. O Maxaquene, um dos crónicos candidatos a conquistar todas as provas internas em que participa, foi eliminado, sábado, pela formação da UP A, por 63-49.
Mais do que o triunfo dos “universitários”, a vantagem, por uma margem de 14 pontos, faz com que o desfecho seja ainda mais surpreendente, tendo os “tricolores” sido humilhados.
Ao contrário do Maxaquene, o Desportivo e o Ferroviário não deixaram os seus créditos por mãos alheias.   
Os “alvi-negros” despacharam o Aeroporto, por 64-33, uma diferença de 31 pontos que espelha a supremacia total. Já os “locomotivas” venceram o Costa do Sol, por 68-55, numa partida bem mais disputada.
 Noutro embate dos “quartos”, A Politécnica deixou pelo caminho a UP B, vencendo por 60-33.
Nas meias-finais, a realizarem-se amanhã, nota para o cruzamento entre o Desportivo e o Ferroviário, um desafio que pode ser considerado como uma final antecipada, visto que quem vencer terá praticamente assegurado a conquista do troféu. Outra meia-final será entre UP A e A Politécnica.
DUPLO TRIUNFO DA A POLITÉCNICA
A Politécnica foi a grande vencedora na dupla jornada em seniores femininos. As “universitárias” foram as únicas a vencerem os dois jogos. Primeiro bateram o Costa do Sol, por 53-26, e depois superaram a UP, por 54-31.
Nota ainda para a falta de comparência do Ferroviário no jogo com o Costa do Sol, antes disso tinha vencido, na ronda anterior, o Maxaquene, por 87-46.   
No dérbi de rivais e vizinhos, o Maxaquene aniquilou o Desportivo, por 58-17. As “alvi-negras” tiveram um fim-de-semana para esquecer, já que também foram derrotadas pela UP, por 55-9.
Volvidas quatro jornadas, Maxaquene lidera com sete pontos, os mesmos que A Politécnica.
Amanhã realiza-se a quinta jornada com os seguintes jogos: A Politécnica-Ferroviário, Desportivo-Costa do Sol e Maxaquene-UP.