Africa Basquetebol

10 fevereiro 2015

ANGOLA : Moncho Lopez treina Angola



Moncho López assume Selecção
Fotografia: Jornal dos Desportos
O técnico espanhol, Ramón López Suárez, mais conhecido nas lides da bola ao cesto como Moncho López, rubricou um contrato com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) válido por sete meses, a fim de dirigir a  Selecção Nacional que este ano vai em busca do seu décimo segundo título africano e, consequentemente, o apuramento aos Jogos Olímpicos do Rio De Janeiro.
A facto foi dado a conhecer ontem, em conferência de imprensa, realizada numa das salas de reuniões, pelo presidente do órgão reitor da modalidade no país, Paulo Alexandre Madeira.
Apesar da contratação ser um facto, técnico espanhol que durante vários anos brilhou ao serviço do Futebol Clube do Porto, não vai dirigir a Selecção Nacional no torneio de apuramento aos Jogos Africanos de Congo Brazzaville, prova a decorrer de 21a 28 do mês em curso, no Zimbabwe, segundo fez saber o presidente do órgão reitor da modalidade no país, Paulo Alexandre Madeira.
Deste modo, o combinado nacional vai ser dirigido no torneio de apuramento aos Jogos Africanos de Congo Brazzaville pelos adjuntos Manuel da Silva "Gi" e Emanuel Trovoada, este último que foi dado como certo o seu regresso a selecção de Cabo Verde.
 Sem revelar os valores que estiveram na contratação do técnico espanhol, cujo  contrato termina logo após o fim do Campeonato Africano das Nações de 2015, prova a decorrer na Tunísia, selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, Paulo Alexandre Madeira mostrou-se confiante no sucesso da nova equipa técnica nacional.
Questionado sobre os nomes que estiveram sobre a mesa das negociações, o número um da federação limitou-se em dizer "que foram analisados nomes de cinco treinadores que actuam no país", mas a escolha recaiu para o técnico espanhol que deve escalar a capital do país, Luanda, nos próximos dias.
O Jornal dos Desportos apurou junto de fonte federativa que estiveram na mesa das negociações os técnicos Norberto Alves, do Recreativo do Libolo, Raul Duarte, Universidade Lusíada, Carlos Dinis, Atlético Sport Aviação (ASA), e Lazare Adingono, Atlético Petróleos de Luanda. Entretanto, Manuel da Silva "Gi" e Emanuel Trovoada vão se encarregar de anunciar a convocatória da pré-selecção nacional que vai disputar o torneio de apuramento aos Jogos Africanos do Congo Brazzaville, de acordo com Tony Sofrimento, secretário-geral da FAB.Moncho López torna-se no quarto técnico estrangeiro a dirigir os destinos da Selecção Nacional, depois de Mário Palma, luso-guineense, Luís Magalhães, luso-moçambicano, para de Micheal Gomez, francês, este último despedido durante a fase final do Campeonato Africano das Nações de Antananarivo, Madagáscar, em 2011.
Sete técnico já orientaram a Selecção Nacional, nomeadamente, Victorino Cunha, Mário Palma, Wlademiro Romero, Alberto de Carvalho "Ginguba", Paulo Macedo, Luís Magalhães e Michael Gomez. Mário Palma e Victorino Cunha, este último angolano, são os técnicos mais titulados, com quatro e três títulos africanos conquistados respectivamente.
O malogrado Wlademiro Romero, Alberto de Carvalho "Ginguba", Paulo Macedo, todos angolanos, têm cada um título conquistado.  O português Luís Magalhães conquistou o Afrobasket de 2009, prova disputada na Líbia.

DECISÃO
FAB adia anúncio da equipa técnica feminina

Ao contrário do que estava inicialmente previsto, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), encabeçada por Paulo Alexandre Madeira, adiou "sine die", o anúncio da nova equipa técnica da Selecção Nacional sénior feminina, que este ano vai à procura do terceiro título africano nos Camarões, placa da disputa do Afrobasket da categoria.Depois de ter anunciado em comunicado de que em conferência de imprensa seriam dado a acontecer a competição das duas selecções nacionais, ambos os sexos, Paulo Madeira deu o dito pelo não dito, fechando a sete chaves o novo do futuro seleccionador nacional.
O número um da FAB alegou que pelo facto do combinado nacional ter se assegurado o passe para os Jogos Africanos do Congo Brazzaville, não havia necessidade de se anunciar a composição da nova equipa técnica.O Jornal dos Desportos apurou de fonte federativa, que Jaime Covilhã poderá assumir o cargo de seleccionador nacional.Angola conquistou dois Campeonato Africanos das Nações da "bola ao cesto" de forma consecutiva com o técnico Aníbal Moreira. O antigo internacional angolano dirigiu ainda o cinco nacional no Campeonato do Mundo da Turquia, em 2014