Africa Basquetebol

25 julho 2014

ANGOLA : Selecção B está de malas aviadas



Selecção Nacional volta a treinar hoje no pavilhão anexo da Cidadela Desportiva depois de cumprir o programa de preparação física sob o olhar atento dos fisioterapeutas
Fotografia: Nuno Flash
A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina B deixa segunda-feira próxima o país com destino à República Popular da China, palco da disputa da Taça Borislav Stankovic, a decorrer de 30 do corrente a 10 de Agosto.
Os membros  da equipa às ordens de Emanuel Trovoada "Mané" aproveitam o período da manhã de hoje para tratar de questões administrativas junto dos Serviços de apoio da Federação Angolana de Basquetebol (FAB). A celeridade dos órgãos administrativos da FAB, que cuidam dos trâmites migratórios, deixam reconfortado o seleccionador nacional. Mané quer uma margem de tempo para que o conjunto nacional possa adaptar-se ao clima chinês.
Outro aspecto que agrada a Emanuel Trovoada "Mané" é a rigorosa preparação física submetida aos atletas.
"Estou satisfeito com os resultados obtidos ao longo da preparação física, porque os atletas podem agora trabalhar os aspectos tácticos na sua melhor forma", disse.
Para dar azo à preparação, o plantel é submetido a uma sessão de treinos com predominância para os aspectos tácticos no final da tarde de hoje, no pavilhão anexo da Cidadela Desportiva. A sessão é acompanhada pelos fisioterapeutas que procuram identificar qualquer situação ligada à carga física.O fisioterapeuta do conjunto nacional, André Gonçalves, fez uma avaliação positiva sobre a recuperação física dos atletas. O especialista vaticinou melhorias significativas nos próximos sete dias, de modo que os atletas atinjam a plenitude no limiar da competição. De momento, os jogadores ressentem-se das cargas físicas a que foram submetidos durante a primeira fase de preparação.
Com a excepção do atleta Paulo Barros, que recupera de uma distensão muscular na coxa direita, "a equipa encontra-se de saúde".
A disciplina dos atletas é um sinal de motivação reinante no plantel, segundo Emanuel Trovoada. "É um pressuposto para que a Selecção Nacional alcance o melhor resultado possível na competição e se mantenha na senda da dignidade e do prestígio alcançado nas edições anteriores.".