Africa Basquetebol

29 maio 2014

MOÇAMBIQUE : LIGA MOÇAMBICANA DE BASQUETEBOL: Duas “locomotivas” para a mesma estação



O FERROVIÁRIO de Maputo e da Beira defrontam-se hoje a partir das 19.00 horas no pavilhão do Maxaquene, na primeira final a melhor de três dos “play-off” da Liga Moçambicana de Basquetebol.
Aguarda-se uma disputa acerada pelo “canecão”, visto estarem frente-a-frente colectivos equilibrados e constituídos por alguns dos melhores jogadores nacionais, como são os casos de Custódio Muchate e Ermelindo Novela (Ferroviário de Maputo); Octávio Magoliço e André Velasco (Ferroviário da Beira). Estas “estrelas” e outras tornarão esta final atractiva, à semelhança do que foi a fase de grupos.   
O Ferroviário de Maputo chega à final com um saldo invejável de nove vitórias em igual número de jogos realizados. Realce para a vitória sobre este mesmo Ferroviário da Beira na fase de grupos por 93-68, um triunfo expressivo que coloca para já os “locomotivas” da capital na posição de favoritos. O factor motivação e confiança por força desta vitória pendem para o lado dos treinados por Horácio Martins, que mostraram toda a sua força também nas meias-finais com duas vitórias sobre o Costa do Sol (71-66 e 81-72).
O Ferroviário da Beira chega à final com um percurso não menos admirável. Apenas uma derrota, frente ao seu homónimo de Maputo. De resto, somou por vitórias (8) os jogos realizados. Se dúvidas houvesse, os comandos de Luiz Hernandez são assumidamente um crónico candidato ao título. Nas meias-finais, o duplo triunfo sobre o Desportivo (71-67 e 73-58) deixou claro que na noite de hoje têm as mesmas hipóteses do seu adversário.
Amanhã, a partir das 20.00 horas, as mesmas equipas jogam a segunda jornada final. Sublinhe-se que quem vencer os primeiros jogos festeja o título.
A anteceder a partida de amanhã, Costa do Sol e Desportivo disputam entre si às 18.00 horas o terceiro lugar.