Africa Basquetebol

24 maio 2014

MOÇAMBIQUE : “NACIONAL” DE BÁSQUETE Corrida à final começa hoje

FERROVIÁRIO de Maputo-Costa do Sol (16.00 horas) e Desportivo-Ferroviário da Beira (18.00 horas) são os jogos das meias-finais da Liga Nacional de Basquetebol em seniores masculinos marcados para hoje no pavilhão dos “tricolores”.
As meias-finais serão jogadas numa série a melhor de três. Hoje será realizado o primeiro confronto, amanhã o segundo e na terça-feira o terceiro. Mas importa que se diga que a terceira partida pode não acontecer, caso haja uma equipa que vença os dois primeiros jogos.
A fase regular foi dominada pelo Ferroviário de Maputo, o que faz antever um favoritismo acentuado no seu confronto diante do Costa do Sol, que se apurou na qualidade de quarto classificado, o último que dava acesso às “meias”. Mas mesmo atendendo as diferenças de nível entre os dois conjuntos, aguarda-se um jogo ritmado, característica principal da fase de grupos.
Os “canarinhos”, que seguiram em frente, deixando pelo caminho o então favorito, o Maxaquene, partem com “outsiders” e têm a seu favor a vantagem da pressão estar do lado Ferroviário.
Já o desafio entre o Desportivo e o Ferroviário é de um prognóstico mais reservado, ou não estivessem frente-a-frente duas equipas equiparadas. Na fase de grupos, apesar do triunfo dos beirenses, tratou-se de um desafio equilibrado. Esta tarde a nota dominante deve voltar a ser a mesma. Aliás, é bem provável que a decisão do finalista seja conhecida só ao terceiro jogo.
David Canivete, poste dos “alvi-negros”, que fica de fora da última jornada (quinta-feira), devido à lesão é a grande dúvida para este embate, onde estarão em campo outras estrelas da bola-ao-cesto nacional como são os casos de Octávio Magoliço, Armando Batista (Ferroviário da Beira), os irmãos Matos, Pio e Augusto (Desportivo).