Africa Basquetebol

21 dezembro 2013

ANGOLA : Libolo incapaz de suportar pressão caseira na Taça dos Clubes

O Recreativo do Libolo foi incapaz de suportar, sexta -feira, em Sousse, a pressão do público local, ao perder com o ESS da Tunísia, por 67-63, em jogo da meia-final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol, disputado no Salle Olympique.

Apesar de terem entrado com uma postura ganhadora, os representes angolanos que haviam adiantado no resultado, com o parcial de 23-13, no primeiro quarto, viram-se confrontado com a determinação do adversário, galvanizado por uma planteia entusiasta e efervescente.
Até ao intervalo maior, os comandados do treinador português Norberto Alves, ainda conseguiram manter a vantagem de 11 pontos (44-33). Já no terceiro, as coisas começaram a complicar, com os libolenses a não concretizar os lançamentos de longa distância, chegando-se ao resultado de 56-49, que veio aumentar a confiança dos donos de casa.
No quarto e último período, o barulho dos cânticos no pavilhão eram ensurdecedores, que de alguma forma atrapalhavam os jogadores da equipa do Kwanza Sul.
Em função de uma maior eficiência dos anfitriões , bem como os critérios de actuação dos árbitros, o Recreativo é constantemente penalizado com lançamentos livres, que aproximava os números no placar electrónico.      
Daí em diante, notou-se um constante igualar do resultado, que veio aumentar o escalar do deserto por parte dos jogadores do Libolo, que eram constantemente penalizados pelo trio de arbitragem.
Com o registar da maior enchente até agora verificado no pavilhão de Sousse, que alberga cerca de sete mil espectadores, estava montado o cenário para sufocar e impedir os propósitos dos visitantes. 
     
Na fase derradeira, mesmo rumando contra a maré, agravado pelo sufoco e pressão dos adeptos, que além das canções de incentivo a sua equipa, também se faziam presentes com outros instrumentos  sonoros.
Realce para uma pequena claque do Libolo, constituída por meia dúzia de estudantes angolanos na Tunísia, que transportando uma Bandeira Nacional e cascóis do clube, em alguns momentos davam gritos que eram abafados pela superioridade dos caseiros.
 Os 14 pontos de Moses Sonco, foram insuficientes para impedir a derrota, na medida em que contrariados por 22 de Abbesi Mohamed, o marcador do encontro.        
 
Assim, o Recreativo do Libolo fica arredado da final, jogando  hoje, para o terceiro lugar, com o Sporting de Alexandria do Egipto, que na outra meia-final, perdeu (68-74) para o 1º de Agosto (detentor do título), outro representante de Angola.