Africa Basquetebol

30 julho 2013

ANGOLA : Correcção defensiva centraliza treino da selecção feminina

Benguela – A selecção nacional sénior feminina de basquetebol cumpriu na manhã desta segunda-feira mais uma sessão de treinos no Pavilhão Joaquim Araújo, em Benguela, baseada na correcção defensiva, tendo em vista a presença no Afrobasket2013, a realizar-se de 20 a 29 de Setembro em Maputo, capital moçambicana.
Atento aos mínimos detalhes, o seleccionador Aníbal Moreira, coadjuvado por Hilário Filipe e Elsa Pires, comandou uma longa actividade táctica.
Com trabalhos específicos para defesa homem a homem e ataque, o treinador paralisou por várias vezes o treino para correcção de posicionamento e orientação de jogadas individuais e colectivas.
 Na primeira parte da sessão, o sector defensivo foi o que recebeu atenção especial. Aníbal Moreira indicava o posicionamento ideal das campeãs africanas para evitar finalizações do adversário. Em seguida, a selecção passou a trabalhar na recuperação ofensiva e lançamentos exteriores.
 Já perto do fim, Nacissela Maurício, capitã do conjunto nacional, e Judith realizaram trabalho de finalização sob acompanhamento do técnico, enquanto o resto do grupo permanecia nas acções defensivas.
 No primeiro jogo de controlo do estágio em Benguela, a selecção angolana perdeu, por 76-80, diante da equipa de cadetes masculinos do Sporting de Benguela, mas no segundo teste conseguiu vitória, por 65-64, frente à Casa do Pessoal do Porto do Lobito.
 As comandadas de Aníbal Moreira deixam Benguela quarta-feira, seguindo para Luanda, onde dará continuidade aos trabalhos.
 
No Afrobasket2013, Angola, cujo estágio termina na Espanha, integra o Grupo B, com Cabo Verde, Mali, Camarões, Quénia e Nigéria.