Africa Basquetebol

22 fevereiro 2013

AFROBASKET 2013 - Moçambique com final à vista


A SELECÇÃO Nacional de seniores masculinos defronta hoje, a partir das 18:00 horas, o Botswana, em desafio das meias-finais das eliminatórias da Zona VI de acesso ao Campeonato Africano a ter lugar em Abidjan, Costa do Marfim, em Agosto.
Maputo, Sexta-Feira, 22 de Fevereiro de 2013:: Notícias

No final do jogo contra as Seychelles, pontuável para a terceira e última jornada, Samora Mucavele afirmou que “na capital é para ganhar, vamos dar cabo dos nossos adversários”, declarações que elucidam o espírito de confiança que caracteriza o grupo por estas alturas. E não é para menos o registo cem por cento vitorioso na fase de grupos e que deixa os rapazes do Índico carregados de grande motivação.
A avaliar pelo oponente que cruza o caminho da equipa moçambicana nas meias-finais, arrisca-se dizer que a Selecção Nacional tem antecipadamente assegurada a presença na final. O Botswana não reúne condições para contrariar o favoritismo dos comandados de Milagre Macome, como ficou claro na jornada inaugural, na qual Moçambique venceu por 105-19, números que reflectem a enorme supremacia sobre os tswanas. Face a este registo, é seguro afirmar que a vitória será moçambicana e por números que andarão muito longe dos que foram conseguidos pela Selecção Nacional no primeiro duelo.
Importa referir que Moçambique e Botswana tiveram, na fase de grupos, percursos completamente distintos, porque enquanto a Selecção Nacional ganhava em todos os jogos, os forasteiros somavam por derrotas as partidas por si realizadas, tendo terminado em último lugar na fase de grupos.
O público que acorrerá ao Pavilhão do Desportivo assistirá mais um triunfo do conjunto nacional naquele que, ao que tudo indica, será mais um embate para ensaiar jogadas e ganhar maior entrosamento já a pensar na final.
A equipa moçambicana parte para este jogo na sua máxima força. Octávio Magoliço, que tinha apresentado algumas queixas durante o jogo com a Zâmbia, na segunda jornada, está completamente recuperado e poderá integrar o cinco inicial.
Noutra meia-final, a Zâmbia mede forças com as Seychelles, a partir das 20:00 horas, numa partida em que os zambianos são favoritos.
A turma zambiana é o principal concorrente da turma nacional e é também o mais provável finalista.