Africa Basquetebol

26 outubro 2012

ANGOLA : ASA e 1º de Agosto jogam no Rio Seco


Equipa militar é amplamente favorita à conquista da vitória esta noite frente aos aviadores que tentam replicar apesar das dificuldades

Fotografia: Kindala Manuel
ASA e 1º de Agosto disputam hoje, às 18h00, no Pavilhão do CODENM, a partida de destaque da nona jornada do Campeonato Provincial de basquetebol sénior masculino de Luanda.
Para a mesma ronda, foi ainda remarcado o Petro de Luanda-Progresso do Sambizanga. O jogo entre petrolíferos e sambilas está agendado para a mesma hora, mas no Pavilhão 28 de Fevereiro.
Com uma derrota na prova, diante do Interclube, o 1º de Agosto, comandado por Paulo Macedo, procura esta noite, dar passos para subir aos lugares cimeiros da tabela classificativa, em que ocupa a quarta posição com sete pontos, resultantes de três vitórias e um desaire.
Com o mesmo propósito na prova, em que se apuram para as meias-finais as quatro equipas melhor classificadas, o ASA, às ordens de Carlos António Diniz tudo vai fazer para chamar a si o triunfo e assim galgar mais um degrau na classificação, de que é quinto, com o mesmo número de pontos que o adversário de hoje, mas fruto de duas vitórias e três derrotas.
Avisados da importância de somar estes dois pontos às suas contas, os dois antagonistas vão decerto entrar para o rectângulo de jogos no máximo das suas capacidades para somar os dois pontos. Moralizados pelo triunfo imaculado no Torneio Zonal VI, em ­Maputo, qualificativo para a Taça dos Clubes Campeões, e a recente conquista da quarta edição do Torneio Victorino Cunha, os militares do Rio Seco são, embora as probabilidades de vitória sejam equitativas, favoritos a obter os pontos.
Para o efeito, Macedo e pupilos, que até agora só perderam para o Interclube, depois de disputados 13 encontros, precisam de entrar concentrados e ter capacidade de sofrimento o quanto baste para vergar o aguerrido opositor.
Diniz, treinador astuto, deve ter já a fórmula para contornar o maior colosso da bola ao cesto nacional e africana, com seis taças dos clubes na sua galeria. Por sua vez, o Petro, último classificado, com cinco pontos, pois só realizou três jogos, tudo vai fazer para, no campo dos Bombeiros, sair deste lugar e juntar-se ao convívio dos mais fortes.