Africa Basquetebol

12 janeiro 2011

ANGOLA : O Interclube impõe 1ª derrota ao D´ Agosto


Desprovido do poste Célio Selengue por lesão, a formação do Interclube derrotou ontem, em pleno Pavilhão do Codenm, o 1º de Agosto, campeão nacional em título, por 68-81, em partida a contar para a terceira jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, agora denominado BAI Basket.

Conhecendo as potencialidades da equipa militar, José Carlos Guimarães, técnico principal do Interclube conseguiu montar uma equipa que acabou por anular as principais unidades do conjunto Rubro e Negro, fundamentalmente nos dois primeiros quartos. Liderados pelo internacional angolano, Eduardo Mingas, ele que foi o cestinha da partida, com 19 pontos, além de ter obtido trinta (30) de valorização, a formação do Interclube, campeã provincial de Luanda, terminou o primeiro quarto com vantagem de seis pontos (14-20).

Certos na defesa e eficientes no ataque, os polícias mantiveram o domínio das operações no segundo período, tendo conseguido um parcial de 17-12, o que perfez 26-37 a favor do campeão provincial de Luanda. Num grupo onde pontificam jogadores como Miguel Lutonda, Gomes “Kikas”, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio entre outros, foi o jovem Adilson Baza, tricampeão africano de clubes, que tirou a apatia dos seus colegas, tendo a equipa militar feito uma recuperação estrondosa ao cabo do terceiro quarto.

Aliás, apesar de não ser a primeira opção do técnico português, Luís Magalhães, o jovem Adilson Baza (base) tem se revelado como uma das principais unidades do conjunto militar. Depois de ter ficado no banco durante os dois primeiros períodos, Adilson Baza foi chamado a conduzir o jogo ofensivo dos hexa-campeões africanos no terceiro período, fase em que a formação militar conseguiu explanar o basquetebol que lhe é peculiar. Os militares conseguiram impor um rigoroso empate a 50 pontos.

Incompreensivelmente, a entrada do quarto derradeiro, o português ao serviço da turma do Rido Seco deixou o jovem no banco, e para tristeza dos adeptos militares, o Interclube que diga-se, superiorizou-se em todos os aspectos, venceu o prélio, por 81-68, impondo deste modo, a primeira derrota ao campeão nacional em título. Gomes “Kikas (18 pontos), Vlademir Ricardino (16) e Felizardo Ambrósio (15) destacaram-se no conjunto militar.

Apesar de ter uma equipa ligeiramente baixa em relação ao 1º de Agosto, os polícias superiorizaram-se ainda nos ressaltos, com 51, contra 42 do seu opositor. O trio de arbitragem liderado pelo internacional angolano, Carlos Júlio, com um ou outro erro, não teve influência no resultado final. Francisco Tando esteve muito inseguro nas suas decisões mas foi devidamente auxiliado pelos seus companheiros. Entretanto, D’Agosto e Petro de Luanda co-lideram a competição, com nove pontos cada.

Luís Magalhães
reconhece falha

O técnico principal do 1º de Agosto, Luís Magalhães, reconheceu no final da partida em que a sua equipa perdeu para o Interclube, por 68-81, que a substituição de Adilson Baza, pelo norte-americano Karlton Mims, pesou bastante para o desaire do seu conjunto.
“Haviam jogadores que deviam ser substituídos que se mantiveram na quadra e tirou o Adilson que estava a ser uma das unidades mais produtivas.

Perdemos, vamos continuar a trabalhar para que as vitórias possam regressar rapidamente”, disse o português visivelmente desolado com o desfecho da partida. Por seu turno, José Carlos Guimarães, técnico que levou o Interclube ao título de campeão provincial de Luanda, era um homem visivelmente satisfeito por ter imposto a primeira derrota ao todo-poderoso 1º de Agosto. “Estamos de parabéns. Os meus jogadores bateram-se bem e acredito que vamos melhorar ainda mais a nossa prestação”, asseverou Zé Carlos.

Petro bate Sporting
de Cabinda

A formação do Petro de Luanda derrotou ontem, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o Sporting de Cabinda, por 94-73, em partida a contar para a sexta jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Com o triunfo, os petrolíferos da capital alcançaram o D’Agosto na liderança do “Nacional”, com nove pontos. A partida que começou a ser jogada no Pavilhão Principal da Cidadela, foi transferida para o Anexo número dois, em virtude de uma das fibras de uma das tabelas ter quebrado. A vitória da formação petrolífera ajusta-se perfeitamente por aquilo que as duas formações produziram ao longo dos 48 minutos.

Ficha técnica

Pavilhão do Codenm: Completamente lotado
Arbitragem: Carlos Júlio, António Bernardo e Francisco Tando.

1º de Agosto: Filipe Abraão (0), Adilson Baza (9), Mário Correia (3), Joaquim Gomes “kikas” (18), Felizardo Ambrósio (15), Vladimir Ricardino (16), Hélder Ortet (2), Adolfo Quimbamba (0), Carlos Almeida (0), Miguel Lutonda (4), Karlton Mims (1), Hermenegildo Santos (0).
Treinador: Luís Magalhães

Interclube: Edmundo Ventura (7), Wilson da Mata (9), Eduardo Mingas (19), Simão Panzo (3) Michel dos Santos (0), Jorge Taty (2), Muamba Ilunga (4), Luís Costa (8), Euclides Camacho (11), Shoaanon Crooks (12), José Nascimento (6), Adilson Ramos (0).
Treinador: José Carlos Guimarães

Marcha do marcador: 14-20, 26-37, 50-50, 68-81