Africa Basquetebol

07 janeiro 2011

ANGOLA : Luanda acolhe a partir de hoje Nacionais Juniores


Os campeonatos nacionais de basquetebol de juniores, em ambas as classes, arrancam hoje, em Luanda, com a disputa da primeira jornada. A reunião técnica para o sorteio das refridas competições acontece hoje, a meio da manhã, na sede da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), no Complexo da Cidadela Desportiva. Em declarações ao Jornal dos Desportos, José Kizola, membro da direcção técnica da FAB, disse que a Federação tem tudo preparado para o arranque das provas.

“Temos tudo preparado e amanhã, por volta das 9h00, vamos realizar a reunião técnica para o sorteio dos nacionais jovens. Gostaria de aconselhar os representantes dos clubes que estão inscritos para esta competição, a comparecerem no acto”, disse. O representante de Benguela, o único que faltava, está desde ontem, em Luanda. Em masculinos (27ª edição), a prova conta com a participação de 11 equipas - 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube, Progresso do Sambizanga, ASA, Lunda-Sul, Sporting de Benguela, Inter de Benguela, Petro do Huambo, Deportivo da Huíla e Futebol Clube Vila Clotilde.

Na classe feminina (25ª edição), a competição está reduzida a seis equipas: 1º de Agosto, Juventude de Viana, Grupo Desportivo O Maculusso, Benfica do Lubango, Inter de Benguela e o Interclube. O Futebol Clube Vila Clotilde, em masculinos, é o actual campeão, ao passo que, em femininos, a coroa pertece ao 1º de Agosto. As partidas dos nacionais jovens realizam-se nos pavilhões do Codenm e 28 de Fevereiro.

Irene Guerreiro quer formar talentos

Após ter anunciado o fim da carreira como jogadora, Irene Guerreiro, que capitaneou o Interclube na conquista dos campeonatos nacional e africano de clubes, pretende desempenhar a função de treinadora dos escalões de formação de basquetebol no país.
Em declarações à Angop, a internacional, distinguida como melhor desportista de 2010 pela Rádio Cinco, disse faltarem apenas alguns acertos com a direcção do seu clube para a concretização desse objectivo.

Acrescentou que, depois de acumular uma experiência de mais de duas décadas na modalidade, chegou a hora de passar os conhecimentos aos mais novos, para contribuir de outra forma no melhoramento do basquetebol feminino. O estado actual do basquetebol feminino também mereceu a sua atenção, tendo manifestado a necessidade de se investir mais nos escalões infantis e a criação de mais equipas em todas as províncias do país.

“Nós não estamos bem, por isso, devem-se criar todos os mecanismos de suporte técnico, pedagógico e material para os treinadores que trabalham na formação. É preciso melhorar os incentivos para as meninas para que elas adiram à prática do desporto”, disse.
Iniciada aos 14 anos, no grémio da Polícia, sob orientação do treinador Raul Duarte, Irene considera um dos seus maiores momentos a conquista do título africano de clubes, em 2010, na Tunísia, e a medalha de bronze alcançada nos Jogos Pan-africanos de Nairobi (Quénia), em 1997.

A extremo/base, 40 anos de idade, jogou também pelas equipas do Desportivo da Nocal e 1º de Agosto, com as quais se sagrou várias vezes campeã nacional. Durante a carreira, foi ainda quatro vezes vice-campeã africana de clubes, com o 1º de Agosto (2001, na Costa do Marfim, 2002 e 2004, em Moçambique, e 2003, no Mali) A sua recente distinção deveu-se aos feitos obtidos dentro e fora do país, uma vez que, na última temporada, venceu as principais provas internas (Campeonato Nacional, Taça de Angola e Supertaça) e a taça continental a nível de clubes.

D’Agosto defronta Vila Clotilde antes
da deslocação a Cabinda

A formação do 1º de Agosto defronta hoje, a partir das 18h00, no seu reduto, o Futebol Clube Vila Clotilde, em partida referente a sétima jornada do Nacional de basquetebol em seniores masculinos. Os militares, que viajam amanhã para Cabinda, ao encontro do Sporting local, apresentam-se como favoritos no desafio desta noite. O mesmo se pode dizer da partida de amanhã, frente aos sportinguistas, agora liderados pelo ex-seleccionador nacional, Alberto de Carvalho “Ginguba”, que substituiu José Carlos Guimarães.