Africa Basquetebol

05 dezembro 2010

ANGOLA : Petro de Luanda conquista primeira edição da taça do MPLA


O Petro de Luanda conquistou a primeira edição do torneio quadrangular em alusão ao 54º aniversário do MPLA ao vencer, sábado, a formação do Líbolo por 81-78, em partida muito disputada por ambas equipas.

A formação do Petro de Luanda teve um mau início de jogo, tendo mostrando
dificuldades em acertar o seu jogo na defesa.

Nos primeiros minutos do 1º quarto chegou a ter uma desvantagem de quinze pontos (4-19), mas conseguiu recuperar nos minutos seguintes, terminado o respectivo quarto a perder oito pontos (17-25).

No segundo período, a dupla americana do Petro de Luanda, Roderick Nealy e Cedrick Isom, partiram para o espectáculo com jogadas espectaculares, mais nem com isso conseguiram parar a formação do Líbolo.

A equipa do Kwanza Sul continuou a mandar no marcador, mantendo o jogo sob seu controlo, chegado a vencer ao intervalo por cinco pontos(38-33).

No reatamento da partida, ambas as equipas entraram com os nervos a flor da pele e começaram a cometer sucessivas faltas e a falhar os lances livres de que dispunham. Entre faltas e desacertos, Robert Fortes, do Petro de Luanda, viu nisso a sua oportunidade de jogo, marcando com sucessivos triplos.

Ainda assim, o Petro continuava a perder. O Líbolo mostrava ser a equipa mais determinada, saiu, no terceiro período, a vencer por 55-53.
No quarto e último período a história do jogo mudou por completo. O Petro entrou mais determinante e pela primeira vez passou para frente do marcador, 58-57, logo no primeiro minuto.
Com o placar a seu favor, os comandados de Alberto Babo nunca mais ficaram para trás e obrigaram a formação do Líbolo a solicitar um minuto de desconto de tempo para efectuar algumas alterações no seu cinco em campo.

A eficácia nos lances de longa distância dos “ tricolores” tornaram-se mortíferos. Paulo Barros chamou a inspiração ao de cima e ajudou a sua
equipa com nove pontos consecutivos, só neste período, e arrancou muitas faltas ao adversário.
Com o resultado a seu favor, o Petro relaxou e o Líbolo aproximou-se no marcador, obrigando a decisão do título pelos pormenores. Neste
quadrante o Petro foi mais feliz, tendo o resultado final do jogo fechado em 81-78.
O norte-americano do Recreativo do Libolo Reggie Moore foi o melhor cestinha da partida, totalizando 25 pontos enquanto que o melhor ressaltador foi Roderick Nealy, com um total de 13.
Para chegar a final o Petro de Luanda derrotou o Inter-clube por (65-64) enquanto que o Recreativo do Líbolo afastou o 1º de Agosto, (77-62)

Marcha do marcador: 1º (17-25), 2º (33-38), 3º (53-55), 4º (81-78)

Arbitragem: Carlos Júlio, David Manuel e António Bernardo

Equipas:

Petro de Luanda: Yuri Swinge(01),Braúlio Morais(00),Roderick
Nealy(16),Roberto Fortes(16),PauloBarros(09),Paulo Santana (09),Miguel Kiala (04) Cedrick Isom (12),Helder
Gonçalves(00),Vladimir Pontes(00),Nivaldo Bunga(10), Carlos Morais (04)
Treinador: Alberto Babo


Recreativo do Libolo: Domingos Bonifácio(07),Olímpio Cipriano(20),Muto
Fonseca(00),Mayzer Alexandre(00),Simão Santos(03),Leonel Paulo(11),Manuel Mariano(00), Abdel Gomes(00),Reggie Moore(25),Feliciano Camacho(03),Milton Barros(09), Edgar Chocolate(00).