Africa Basquetebol

09 novembro 2010

MOÇAMBIQUE : LIGA VODACOM - Maxaquene e Desportivo na final


O MAXAQUENE e o Desportivo asseguraram a presença na final do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, denominado Liga Vodacom, ao vencerem, na noite de sábado, no segundo jogo dos “play-off’s”, o Ferroviário da Beira (81-67) e o de Maputo (89-81), respectivamente.

As equipas vizinhas evitaram assim a terceira partida dos “play-off’s”, visto que obtiveram o segundo triunfo, depois de na sexta-feira terem se superiorizado aos respectivos adversários.

Os “alvi-negros” tiveram a tarefa mais complicada na medida em que enfrentaram um conjunto “locomotiva” que mostrou muita resistência. Os comandados de Horácio Martins sentiram dificuldades nos dois embates. O primeiro foi o mais bem disputado, reflexo disso foi o triunfo por apenas dois pontos (91-89). No segundo embate, houve também muito equilíbrio.

O Desportivo saiu a vencer no primeiro período (18-17), mas no segundo o Ferroviário passou para frente (39-35) tendo por via disso saído para o intervalo a vencer. Os espectadores, que preencheram grande parte das bancadas do pavilhão do Maxaquene, já vaticinavam um terceiro jogo, no entanto nos períodos subsequentes, as “águias” apareceram em grande, vencendo no terceiro (59-43) e nos derradeiros dez minutos fixaram o marcador (89-81). Pela primeira vez, o Desportivo chega a final da Liga Vodacom, enquanto o Maxaquene estará presente pela terceira vez, graças a essa vitória folgada sobre o Ferroviário da Beira (81-67).

Os beirenses até entraram melhor e venceram, com alguma naturalidade, o período inicial (23-16). Todavia, talvez emocionados com a vantagem tiveram uma queda vertiginosa, e ao intervalo perdiam (33-40). Se houvesse quem pensasse que os comandados de José Delfino pudessem se recompor, enganaram-se redondamente, pois foram os pupilos de Inak Garcia que continuaram na mó de cima e sempre a aumentar a vantagem. No penúltimo período já ganhavam por 14 pontos de diferença (67-53). A mesma margem manteve-se no final, mas por outros números (81-67). O base Nandinho e o extremo poste, Cameron Echols foram os grandes destaques dos “tricolores”.

Na próxima sexta-feira realiza-se a final a ser disputada a melhor de três partidas. Sublinhe-se que o terceiro só será realizado caso se registe um empate. Nesse caso, o desafio de desempate realiza-se no dia 20.