Africa Basquetebol

04 novembro 2010

MOÇAMBIQUE : LIGA VODACOM - Jogos mortíferos!

O PAVILHÃO do Maxaquene volta hoje a viver uma daquelas noites de fortes emoções e de grande espectáculo da bola-ao-cesto com o início dos “play-off” da Liga Vodacom e com jogos de tirar o fôlego: Ferroviário do Maputo-Desportivo e Maxaquene-Ferroviário da Beira.

O primeiro desafio tem início previsto para as 18.00 horas e colocará frente-a-frente o Ferroviário do Maputo e o Desportivo, terceiro e segundo classificados da fase de grupos, respectivamente.

A avaliar pelos confrontos directos na primeira fase pode-se dizer que os “locomotivas” são favoritos a superar os “alvi-negros” na fase do “mata-mata” a ser disputada à melhor de três. Nos dois jogos da fase de grupos, os pupilos de Carlos Ferro venceram, por 81-77 e 84-83, na primeira e segunda voltas, respectivamente. Mas se se olhar para a vertente regularidade, o cenário muda de figura. Os comandados de Horácio Martins estão em vantagem. Reflexo disso assenta-se no facto de terem durante um bom período liderado o grupo, estatuto perdido só na última jornada para o vizinho Maxaquene.

Às 20.00 horas será a vez do Maxaquene e Ferroviário da Beira fazerem as delícias do público que se espera que esteja em massa nas bancadas do imponente pavilhão dos “tricolores”.

Estas duas equipas defrontaram-se muito recentemente na Taça dos Campeões Africanos. O Maxaquene venceu, por 62-52, e mostrou reunir melhores argumentos para sair com os três pontos.

Mas na Liga Vodacom os triunfos foram repartidos. Os “tricolores” venceram na primeira volta, por 83-81 e na segunda, os beirenses triunfaram, por 80-65.

Embora os comandados de Inak Garcia sejam principais favoritos à vitória, até porque são detentores do título, a equipa de José Delfino tem qualidade para inverter essa tendência.

O segundo “play-off” realiza-se amanhã no mesmo local e com o mesmo programa de jogos. Sublinhe-se que a terceira partida do “play-off” terá lugar no domingo, caso se registe um empate no número de vitórias ao cabo dos dois desafios.

Se tal vier a acontecer no embate entre o Maxaquene e o Ferroviário da Beira, os tricolores” terão que se deslocar à capital da província de Sofala para decidirem se passam à final.