Africa Basquetebol

07 outubro 2010

ANGOLA : Libolo descarta presença na Taça dos Clubes Campeões

O Recreativo do Libolo confirmou a sua ausência na fase preliminar da Taça dos Clubes Campeões de África em basquetebol sénior masculino, a ter lugar de 16 a 22 de Outubro em Moçambique, por receber tardiamente a informação de que poderiam se inscrever.

Raúl Duarte explicou que a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) fez saber tarde que poderia competir já nesta edição, mesmo sem estar qualificado para o efeito, uma vez que apenas 1º de Agosto e Petro de Luanda garantiram presença.

“Para esta edição, o Libolo não está apurado, porque o calendário da FAB está desarticulado ao da FIBA e o campeão nacional disputa as afrotaças apenas no ano seguinte. Ainda assim, fomos convidados, mas preferimos não participar por falta de tempo para preparar a prova”, justificou.

Disse que para a próxima edição da mesma competição a formação do Kwanza Sul vai competir, na qualidade de vencedora da Taça de Angola.

De acordo com José Quizola, do gabinete de competições da federação, além do 1º de Agosto e Petro de Luanda, campeão e finalista vencido da Taça de Angola na época 2008/09, mais uma equipa angolana poderia competir, por se tratar do país detentor do troféu.

Além dos “militares”, nenhuma outra equipa manifestou interesse em participar. “Comunicamos ao 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube, Libolo e ASA, mas até ao momento apenas o 1º de Agosto inscreveu a sua equipa”, acrescentou.

Por sua vez, o director de basquetebol do Petro de Luanda, Benjamim Romano, disse que ainda está a reflectir sobre a participação ou não da formação “tricolor”.

Em femininos, o Interclube confirmou já presença na competição. Além de Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Swazilândia, Zâmbia e Zimbabwe deverão estar representados no evento.