Africa Basquetebol

02 outubro 2010

ANGOLA : Instrutor realça necessidade de observância das etapas de treinos

O instrutor da FIBA-África Artur Barros realçou hoje (sexta-feira) a necessidade de se respeitar as etapas de treinamento durante a formação dos atletas, por forma a tirar-se maior rentabilidade no escalão sénior.

O ex-técnico-adjunto da selecção nacional, que falava durante o “clinic” internacional para treinadores de basquetebol, frisou que muitos atletas não rendem no escalão de seniores porque os treinadores "queimam" etapas durante a formação.

Aos nove anos, o desportista está no período global de educação e sem competição, aos 14 atinge o chamado período específico (aprendizagem especifica), onde vai se medir a capacidade e talento do atleta, ao passo que nos 18 anos atinge o período de rendimento e especialização", explicou o treinador angolano Artur Barros durante a sua dissertação sobre o tema "Desenvolvimento das capacidades motoras".

No “clinic”, que se realiza até sábado, estão a ser abordados temas como “O aperfeiçoamento táctico e técnico de jogadores exteriores”, “Princípios de defesa homem-a-homem e zona” e “Defesa pick e Roll e ataque contra homem-a-homem”.

A acção formativa organizada pela Associação Nacional de Técnicos de Basquetebol (ANTB) está a ser dirigida pelos prelectores espanhóis Txus Vidorreta e Sérgio Valdeomillos, além dos angolanos José Carlos Guimarães e Artur Barros.

Sábado, segundo e último dia de trabalhos, vão ser abordados “Os lançamentos em situação real de jogo”, “Ataque contra zona”, “Finais de jogos”, “Reposição nas linhas finais e laterais”, entre outros temas.