Africa Basquetebol

06 agosto 2010

ANGOLA : Selecção nacional procura sétimo lugar no Afrobasket


A selecção nacional de basquetebol feminina em sub-18 que compete no Campeonato Africano das Nações da categoria (Afrobasket) que se disputa no Cairo, Egipto, foi surpreendida ontem pela sua congénere da Tunísia, ao perder por 58-42, em partida referente às classificativas do quinto ao oitavo lugres da referida competição.

Com esta derrota, as pupilas de Hermenegildo Lopes vão tentar ultrapasar esta manha, a sua similar do Senegal, que ontem baqueou diante da Côte d´Ivoire, por 53-51. A partida entre angolanas e senegalesas para às classificativas do sétimo e oitavo lugares respectivamente está marcada para às 10h00 locais, 9h00, em Angola. Depois de terem vencido a selecção da Tunísia, por 55-48, as angolanas foram incapazes de voltar a vergar as tunisinas que diga-se, apareceram no desafio de ontem com a lição muito bem estudada.

Aliás, o resultado (58-42) espelha perfeitamente o domínio exercído pela selecção nacional da Tunísia, que vai agora discutir com o combinado da Côte d´Ivoire o quinto lugar da décima primeira edição do Campeonato Africano das Nações de sub-18 em femininos, vulgo Afrobasket. Hoje, diante do Senegal, as angolanas vão procurar redimir-se do desaire sofrido de ontem, frente as tunisinas, por formas a evitarem a cauda da tabela classificativa do Afrobasket/2010.

Por sua vez, Tunísia e Côte d´Ivoire medem forças igualmente hoje, para as classificativas do quinto e sexto lugares respectivamente.
Ainda ontem, mas para os quartos-de-final da referida competição a selecção do Egipto defrontou a sua congénere de Moçambique, ao passo que a Nigéria enfrentou o combinado do Mali, campeã africana em título, mas até ao fecho da nossa edição descongecíamos o resultado final.

Associação Provincial da Huíla
projecta arranque dos provinciais

Associação Provincial de Basquetebol da Huíla tem todas as condições criadas para dar início a 14 do mês em curso, do torneio de abertura da "bola ao Cesto" nos escalões de juvenis, juniores e seniores em ambos os sexos. O secretário-técnico da Associação de Basquetebol da Huíla, Aurélio Moisés "Lellas", explicou que vão participar do torneio as formações do Benfica Petróleo do Lubango, Ferrovia da Huíla, Sporting, Desportivo da Chibia, Tchioco, Heja Comercial e Desportivo da Minhota. Como novidade ter-se-á as equipas da Agricultura, 1º de Dezembro e 27 de Março.

"Para o torneio de abertura vamos contar com a participação das equipas em todos os escalões. Mas nas camadas de formação, todos os clubes inscritos vão participar nesses escalões. Em feminino sénior, só existe o Benfica. Em seniores masculinos temos o Desportivo do Tchioco, a Heja Comercial, Desportivo da Minhota. Esta última, que podemos considerar de grupos recreativos. Em suma, temos três equipas em seniores masculinos e uma em sénior feminino (Benfica Petróleo do Lubango) ", disse.

Aurélio Moisés "Lellas" referiu que devido a escassez de tempo, os clubes participantes do torneio de abertura deverão elaborar apenas relações nominais com os nomes dos seus atletas acompanhadas de fotocópias de Bilhetes de Identidade de cada atleta para posterior a associação local autenticar as respectivas listas. Esclareceu ainda que enquanto estiver a decorrer o torneio de abertura prova que serve de antecâmara para o campeonato provincial da modalidade nos diversos escalões, os clubes vão continuar efectuar as inscrições para os provinciais.

O secretário-técnico da Associação de Basquetebol na Huíla garantiu que de modo a não faltar nada na data prevista reuniu-se a semana passada com os clubes inscritos no sentido de informar sobre alguns aspectos técnicos, organizativos e administrativos, bem como a definição da data do início dos provinciais. Aurélio Moisés "Lellas" adiantou que do encontro mantido com as formações ficou patente que o torneio de abertura está marcado para o próximo dia 14.

Gaudêncio Hamelay, no Lubango


Angola defronta Chile
na abertura "Eletrobrás"

A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que se encontra desde quarta-feira última na República Federativa do Brasil realiza hoje, em sessão dupla, o último treino de conjunto antes do jogo de amanhã, frente à sua similar do Chile, partida marcada para às 14h00 (10h00, no Brasil), no Pavilhão do Ginásio Nilson Nelson, pontuável para a primeira jornada do Torneio Internacional Super Quatro Eletrobrás, a decorrer em Brasília até domingo.Amanhã, frente ao Chile, os Deca-campeões Africanos vão tentar manter a senda vitoriosa no estágio pré-competitivo, antes de rumar para a Turquia, palco da décima sexta edição do Campeonato do Mundo, a disputar-se de 28 do mês em curso a 12 de Setembro próximo.

Nos Estados Unidos da América, mais concretamente na cidade de Los Angeles, a pré-selecção nacional conseguiu amealhar três triunfos. Na primeira partida, a pré-selecção nacional derrotou a formação o School da Califórnia, por 127-90, tendo batido por duas ocasiões o Misto Universitário de Los Angeles, por 104-72 e 101-92 respectivamente.Ainda amanhã, a selecção brasileira, anfitriã, joga contra a similar da Venezuela, às 16h00 (12h00, em Angola).

No encerramento do torneio, os derrotados jogam entre si, ao passo que os vencedores vão discutir o troféu.A pré-selecção nacional cumpre a última etapa do estágio na Itália, onde já estão garantidos quatro jogos com algumas selecções europeias. Angola está inserida no Grupo A, com as selecções da Sérvia, Jordânia, Argentina, Alemanha e Austrália. No Grupo B, estão inseridos Brasil, Croácia, Irão, Tunísia, Eslovénia e USA. No C, a China, Côte d´Ivoire, Grécia, Rússia, Porto Rico e Turquia. A série D é composta pelo Canadá, França, Líbano, Nova Zelândia e Espanha.