Africa Basquetebol

10 maio 2010

ANGOLA : 1º de Agosto e Recreativo projectam final da Taça de Angola

As formações do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul começam a partir de hoje, segunda-feira, a acertar os últimos pormenores, tendo em atenção o desafio de amanhã, referente a primeira-"mão" da final da trigésima segunda edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos.

Já com a integração do extremo poste cabo-verdiano Rodrigo Mascarenhas, o técnico luso Luís Magalhães ao serviço da equipa Rubro e Negra, viu aumentada o leque de opcções na zona do rigor (poste) para o tão importante confronto frente ao Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, adversário que afastou o Atlético Petróleos de Luanda nas meias-finais da referida competição.

O internacional angolano Carlos Almeida (extremo base) é outra unidade que está totalmente recuperado da lesão que o apoquentava e, deverá ser uma das opções para o cinco inicial da turma militar, detentor da Taça de Angola.Os militares estão conscientes das dificuldades que vão encontar quer no desafio de amanhã, quer no prélio de sexta-feira, dia 14, dado que o Libolo deixou pelo caminho o todo poderoso Atlético Petróleos de Luanda.

Daí que, vão preparar-se com todos os cuidados para não serem supreendidos em pleno Pavilhão do Codenm, palco da primeira-"mão" da segunda maior competição a nível da "bola ao cesto".A circulação da bola, transição rápida defesa ataque culminado com lançamentos a curta e longa distâncias vão seguramente dominar a sessão de treino da equipa do Rio Seco.

Já o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul que continua a não contar com os préstimos do extremo base, Luís Costa, internacional angolano, por lesão, tem o resto do grupo em prontidão para o embate de amanhã.Depois de ter eliminado o Atlético Petróleos de Luanda, nas meias-finais, Raul Duarte, técnico ao serviço da equipa da vila de Calulo, quer surpreender os detentores do ceptro no seu próprio reduto.

Os libolenses realizam igualmente hoje, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, uma sessão de treino, onde serão estudadas as estrategias a serem utilizadas no desafio de amanhã, frente ao 1º de Agosto.A segunda "mão" acontece na próxima sexta-feira, dia 14, no Pavilhão Principal da Cidadela.

Nuno Teixeira pede maior
incentivo

O director técnico da Federação Angolana de Basquetebol, Nuno Teixeira, disse hoje, em Luanda, haver escassez de jogadores nacionais com estatura física adequada, pelo que alertou aos clubes para promoverem campanhas de incentivo à juventude para a pratica da modalidade.

Acrescentou que as equipas provinciais devem implementar políticas incentivadoras para a descoberta de atletas fortes e evitar a correria para o mercado americano. "Temos grandes jogadores, mas a altura é indispensável para o rendimento defensivo e ofensivo de qualquer equipa local.

Cabe a cada equipa trabalhar para lançar atletas novos para consolidar o nosso mecardo desportivo", frisou.Em relação à classe feminina, Nuno Teixeira afirmou que há um nível razoável de basquetebolistas nos escalões de formação e que num futuro próximo poderão representar o país. Porém, reforçou, nota-se pouca aposta financeira na categoria sénior dos clubes, gerando fraco engajamento internamente.