Africa Basquetebol

09 maio 2010

ANGOLA : Direcção do Desportivo da Huíla recusa repetir jogo com Lusíada

A direcção do Clube Desportivo da Huíla mostrou-se, no Lubango, indisposta em repetir o jogo que opôs a sua equipa de basquetebol a formação da Universidade Lusíada, no passado dia 30 de Abril, referente a última jornada da fase de Grupos da XXXII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, denominado BAI Basket.

A partida entre estas duas formações que se encontravam incluídos no Grupo B, não finalizou devido a um corte de energia eléctrica registada no pavilhão anexo da cidadela, local onde se defrontavam. Na altura, a equipa da Universidade Lusíada, vencia a sua congénere do Desportivo da Huíla por 78-76, quando faltavam cinco minutos para o término do jogo.

Assim, com intuito de repor a legalidade dos factos, a Federação Angolana de Basquetebol deseja remarcar o referido desafio entre a Universidade Lusíada e a formação da Região Militar Sul para o dia 11 do corrente mês. A intenção não alegrou a direcção afecta a equipa do Desportivo da Huíla e em reacção a provável tomada de decisão do órgão reitor da modalidade no país, o director administrativo dos Militares da Região Sul, Ezequias Domingos, disse que confirmar-se a informação, a formação de basquetebol do Desportivo da Huila, não irá realizar o jogo.

Avançou que o mais sensato na altura, já que o jogo não terminou por problemas de energia eléctrica no pavilhão, seria realizar a partida no dia seguinte. Esclareceu que a equipa de basquetebol do Desportivo da Huíla ficou em Luanda dois dias (sábado e domingo) e não foi comunicada oficialmente, pela Federação, para jogar numa nova data. "Se essas informações, postas a circular, se confirmarem, a direcção do CDH não as vê com bons olhos, porque o mais sensato, já que o jogo não terminou por problemas de energia eléctrica no pavilhão, seria realizar o jogo no dia seguinte.

A nossa equipa ficou em Luanda sábado e domingo. Não fomos comunicados oficialmente pela Federação para jogarmos num desses dois dias. Agora estamos admirados porque passada uma semana, a federação vem remarcar o jogo para o dia 11", referiu Ezequias Domingos. O dirigente desportivo fez questão de lembrar que a deslocação de uma caravana desportiva para uma província acarreta custos. "Se realizarmos o jogo quem irá assumir as despesas de deslocação do Clube Desportivo da Huíla? O clube visitado iria assumir? Ou a FAB? Portanto, a confirmar essa informação, o clube desportivo da Huíla, não irá realizar esse jogo", esclareceu.

Adiantou que caso a pretensão se torne realidade e se terceiros se responsabilizarem por todas as despesas de deslocação, alojamento e alimentação, a formação da Huila aceita repetir a partida. Actualmente a formação adstrita a Região Militar Sul esmera-se com acuidade na fase classificativa do Nacional da "Bola ao Cesto" para estar entre o quinto e o oitavo lugar com tranquilidade. De salientar que vão disputar esses lugares as formações do Promade de Cabinda, Universidade Lusíadas e Grupo Desportivo do Interclube, no sistema de todos contra todos a duas voltas.