Africa Basquetebol

17 março 2010

ANGOLA : Promade de Cabinda vai mudar de nome

O Governo de Cabinda está a estudar a melhor forma de solucionar a crise financeira que afecta actual equipa sénior masculina de basquetebol do Promade, para continuar a competir no Campeonato Nacional. A garantia foi dada ontem pelo secretário provincial da juventude e desportos, Inocêncio Tomas Júnior.

Falando em conferência de imprensa sobre a possível desistência do Promade de Cabinda no Campeonato Nacional de Basquetebol por falta de apoios financeiros, Inocêncio Tomas Júnior referiu que o governo local aguarda da cabimentação de verbas para se encontrar a melhor maneira de solucionar o problema para a continuidade da equipa na prova.

"Temos de ter calma e paciência, porque estamos à espera da cabimentação de verbas e a nível do Governo estamos a estudar a melhor maneira de solucionar o problema para a continuidade da equipa no Campeonato Nacional de Basquetebol. O que é verdade é que o basquetebol não vai morrer em Cabinda, aliás, antes da existência do Projecto Promade, já existia a prática desta modalidade e o programa de massificação desportiva foi uma mais valia, o que permitiu elevar a prática da modalidade no seio da juventude da região", disse.

Revelou, no entanto, que para haver apoios financeiros na equipa de basquetebol de Cabinda, a designação do Promade deve ser alterada, tendo referido, que este é um projecto de massificação desportiva e não uma equipa ou clube. "Este Promade já foi Sporting Clube Petróleos e Banca de Cabinda e creio que os dirigentes e amantes da modalidade estão recordados disso.

E o mais correcto seria manter a designação do Sporting ou FC de Cabinda, ao invés de Promade, porque é um projecto de formação", esclareceu, acrescentando que "houve pessoas ou alguém que assim o quis e pensamos que pensou mal, porque é mais fácil os apoios aparecerem por intermédio de um clube".

De acordo com o secretário provincial da Juventude e Desportos, os atletas do Promade de Cabinda devem ser transferidos para uma equipa ou separá-los para os clubes locais, porque a agremiação não pode continuar a ser designada por Promade e o Governo vai contactar o órgão reitor da modalidade para manter o actual nome da equipa por uma questão de inscrição até ao final da temporada.

Projecto já consumiu 14 milhões de dólares

O Governo da província de Cabinda, através da secretaria provincial da juventude e desportos, está a trabalhar no sentido de requalificar o programa de massaficação desportiva denominado "Promade", que durante 11 anos da sua existência já consumiu cerca de 14 milhões de dólares americanos.De acordo com o Inocêncio Tomas Júnior, internamente, o Governo local está a estudar a melhor maneira por formas a dar sequencia ao projecto de basquetebol no seio dos jovens locais.

Frisou que, desta vez, a prioridade vai para as escolas e os clubes. Referiu que, no âmbito da reformulação do projecto Promade, caso o técnico José Carlos Guimarães não queira continuar, o Governo poderá contactar outros técnicos. JS